CRÓNICA DE FARO: O farense João Rodrigues venceu a Volta a Portugal

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Não tiramos o mínimo valor à típica aldeia tavirense de Faz Fato, em plena serra algarvia na freguesia de Conceição de Tavira, que foi e continua, com todo o mérito a sê-lo, o ninho acolhedor, desde os primeiros dias, desse notável farense que é João Rodrigues, vencedor justo e provado da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Certo é que o ciclista do W52 – F. C. Porto demonstrou, uma vez mais e fê-lo de forma categórica desta feita no decisivo contra relógio corrido entre Vila Nova de Gaia e Porto batendo o, também valoroso corredor Joni Brandão, com quem estava empatado na classificação geral. Nasceu em Faro, na freguesia da Sé a 15 de Novembro de há 24 anos e como tal, não obstante toda a sua vivência naquela hospitaleira zona do interior algarvio, é um conterrâneo que nos honra e honra a terra onde nasceu.

Foi no Faz Fato que cresceu para a vida, que criou os seus amigos e se fez rapaz e homem, ali se enraizando, não obstante fazer o Ensino Secundário em Tavira, onde concluiu o 12.º ano, referência sempre exigida por seus extremosos pais, Álvaro Rodrigues e Irene Rodrigues, que o animando nas opções desportivas, primeiro o futebol federado pelo Ginásio Clube de Tavira e depois o ciclismo em que se iniciou no Clube de Ciclismo de Tavira, donde transitou, em 2016, para os Dragões.

A vitória do campeão João Rodrigues, que foi festivamente assinalada no Faz Fato e seguida pela transmissão televisiva em direto trouxe-nos à memória os feitos de outro grande algarvio que por Faro viveu a maior parte da sua vida, outro Rodrigues, o saudoso Ildefonso, que ainda hoje mantém o segundo lugar em número de etapas conquistadas numa Volta a Portugal, quando esta o era, pelo seu percurso, de todo o País, que não de apenas metade como ora sucede.
Parabéns, João Rodrigues!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.