CRÓNICA DE FARO: O farense João Rodrigues venceu a Volta a Portugal

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Não tiramos o mínimo valor à típica aldeia tavirense de Faz Fato, em plena serra algarvia na freguesia de Conceição de Tavira, que foi e continua, com todo o mérito a sê-lo, o ninho acolhedor, desde os primeiros dias, desse notável farense que é João Rodrigues, vencedor justo e provado da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Certo é que o ciclista do W52 – F. C. Porto demonstrou, uma vez mais e fê-lo de forma categórica desta feita no decisivo contra relógio corrido entre Vila Nova de Gaia e Porto batendo o, também valoroso corredor Joni Brandão, com quem estava empatado na classificação geral. Nasceu em Faro, na freguesia da Sé a 15 de Novembro de há 24 anos e como tal, não obstante toda a sua vivência naquela hospitaleira zona do interior algarvio, é um conterrâneo que nos honra e honra a terra onde nasceu.

Foi no Faz Fato que cresceu para a vida, que criou os seus amigos e se fez rapaz e homem, ali se enraizando, não obstante fazer o Ensino Secundário em Tavira, onde concluiu o 12.º ano, referência sempre exigida por seus extremosos pais, Álvaro Rodrigues e Irene Rodrigues, que o animando nas opções desportivas, primeiro o futebol federado pelo Ginásio Clube de Tavira e depois o ciclismo em que se iniciou no Clube de Ciclismo de Tavira, donde transitou, em 2016, para os Dragões.

A vitória do campeão João Rodrigues, que foi festivamente assinalada no Faz Fato e seguida pela transmissão televisiva em direto trouxe-nos à memória os feitos de outro grande algarvio que por Faro viveu a maior parte da sua vida, outro Rodrigues, o saudoso Ildefonso, que ainda hoje mantém o segundo lugar em número de etapas conquistadas numa Volta a Portugal, quando esta o era, pelo seu percurso, de todo o País, que não de apenas metade como ora sucede.
Parabéns, João Rodrigues!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.