Crónica de Faro: O «Grémio» mudou de casa…

… e encontra-se agora a funcionar, em novas e modernas instalações num rés-do-chão da Rua Dr. João Lúcio, frente à ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil) e perto onde existiu a Estação de Correios, da Pontinha. Deixou o primeiro andar na Rua Lethes/Largo do Terreiro do Bispo, onde durante décadas funcionou e veio, numa mensagem esperançosa de alento e entusiasmo, fazer-nos acreditar de que vai prosseguir numa fase nova da sua longa história.


O «Grémio», de seu nome verdadeiro Clube Popular de Faro, foi fundado a 15 de Agosto de 1910, menos de dois meses antes da implantação da República. Foi-o nessa vaga de associativismo recreativo, cultural, de apoio mutualista que caracterizou os meados do século XIX e princípios da centúria transacta.

Surgiram então, aqui por Faro, as ainda existentes Clube Farense, Ginásio Clube, Os Artistas (Sociedade Recreativa Artística Farense), o Grémio e o Sport Lisboa e Faro (Faro e Benfica), bem como as já desaparecidas Musical (Sociedade Recreativa Musical Farense), que funcionava na Rua de Portugal e o 20 de Janeiro (Clube Recreativo 20 de Janeiro), que existia na Rua do Alportel. Com uma mais que centenária existência (cento e dez anos de vida!) o «Grémio» era constituído por farenses da classe média (comerciantes, empregados, técnicos, professores, etc.) e tem encontrado no recreio, cultura e jogos os campos maiores da sua vida!


Esta mudança, recentemente acontecida, refere o dinamismo dos seus corpos directivo e massa associativa e a perspectiva de que o futuro de vitalidade vai acontecer para o Clube Popular de Faro.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.