Crónica de Faro: O «Grémio» mudou de casa…

… e encontra-se agora a funcionar, em novas e modernas instalações num rés-do-chão da Rua Dr. João Lúcio, frente à ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil) e perto onde existiu a Estação de Correios, da Pontinha. Deixou o primeiro andar na Rua Lethes/Largo do Terreiro do Bispo, onde durante décadas funcionou e veio, numa mensagem esperançosa de alento e entusiasmo, fazer-nos acreditar de que vai prosseguir numa fase nova da sua longa história.


O «Grémio», de seu nome verdadeiro Clube Popular de Faro, foi fundado a 15 de Agosto de 1910, menos de dois meses antes da implantação da República. Foi-o nessa vaga de associativismo recreativo, cultural, de apoio mutualista que caracterizou os meados do século XIX e princípios da centúria transacta.

Surgiram então, aqui por Faro, as ainda existentes Clube Farense, Ginásio Clube, Os Artistas (Sociedade Recreativa Artística Farense), o Grémio e o Sport Lisboa e Faro (Faro e Benfica), bem como as já desaparecidas Musical (Sociedade Recreativa Musical Farense), que funcionava na Rua de Portugal e o 20 de Janeiro (Clube Recreativo 20 de Janeiro), que existia na Rua do Alportel. Com uma mais que centenária existência (cento e dez anos de vida!) o «Grémio» era constituído por farenses da classe média (comerciantes, empregados, técnicos, professores, etc.) e tem encontrado no recreio, cultura e jogos os campos maiores da sua vida!


Esta mudança, recentemente acontecida, refere o dinamismo dos seus corpos directivo e massa associativa e a perspectiva de que o futuro de vitalidade vai acontecer para o Clube Popular de Faro.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.