CRÓNICA DE FARO: Os cinquenta anos do turismo algarvio

Ocorre este ano as «Bodas de Oiro» da instituição da Comissão Regional de Turismo do Algarve (CRTA), a atual Região de Turismo do Algarve (RTA), elemento que marcou o início da regionalização turística e de algum modo o princípio da desejada descentralização administrativa. Foi-o através da publicação no n.º 65 do então Diário do Governo, hoje Diário da República, através do Decreto Lei 114/70, datado de 13 de Maio daquele ano.

Para além de toda a ação desenvolvida ao longo de meio século e dos momentos de júbilo ou menos desejáveis esta criação reveste-se de um profundo significado, não apenas para o sector turístico mas para a Região, já que representou uma unanimidade e um querer de todas as autarquias de aquém – Vascão e das suas então Comissões Municipais de Turismo ou Juntas de Turismo.

A data, pelo que em si representa tal como a valia da RTA, merece e deve ser devidamente assinalada, com um conjunto de atos e celebrações que sejam o redobrar do que foi, é e testemunha para «urbi et orbi» (à cidade e ao mundo) estas cinco décadas de vida. Unem-nos afetivos e profissionais laços à entidade cinquentenária, à qual, «passe ventos e marés», alguns e algumas de verdadeiro mau augúrio, demos o melhor do nosso querer e saber. Com ela continuamos porque continuamos com este que é um dos grandes amores da nossa vida, o Algarve. Nesta hora em que fazemos soar as trombetas proclamando a efeméride e a sua comemoração, cujo som esperamos seja ouvido por quem de direito, recordamos a Comissão Administrativa da hora primeira, a do arranque sempre presente na nossa lembrança. Era seu presidente esse algarvio de um querer inquebrantável, apelidado pelo importante diário estadunidense «New York Times» de «Mr. Turismo» (O Senhor Turismo), que foi o saudoso portimonense Dr. José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo (Cônsul Britânico no Algarve e Presidente da Junta dos Portos do Barlavento Algarvio e da Junta de Turismo da Praia da Rocha), acompanhado por: Eng. João Olias Maldonado (Diretor dos Serviços de Urbanização do Algarve), Major João Henrique Vieira Branco (Presidente da Câmara Municipal de Faro), Comandante Cortes Carrasco (Capitão dos Portos de Faro e Olhão), Celestino Matos Domingues (Delegado da TAP) e Dr. Pedro da Ponte (advogado).

Nota: O autor não escreveu o artigo ao abrigo do novo acordo ortográfico

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.