CRÓNICA DE FARO: "Pensar Faro"

João Leal

Este é um exercício de pensamento a que, a cada instante estamos a celebrar, pelo permanente dever e testemunho de fidelidade à Terra Mãe. Tudo o que é Faro, por Faro e para Faro nos toca e motiva, como aconteceu. Com uma ênfase compreensível e motivador com a participação no “II Fórum Pensar Faro – Faro” que, durante dois dias aconteceu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), com uma adesão que, bem desejaríamos, conhecesse maior expressividade numérica.
Numa organização, a todos os títulos louvável e oportuna, da União das Freguesias – Sé e São Pedro, da presidência desse empenhado farense que é o Eng. Bruno Azevedo Lage, que assumiu também as funções de Coordenador Geral e o apoio do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (CIMA) e da EHTA, encontrou também pelo segundo ano consecutivo, na pessoa de outro farense, o prof. Dr. Jorge Carrega, o seu coordenador científico.
Nesta edição do fórum “Pensar Faro”, que teve a excelência de intervenção de 14 professores e investigadores das Universidades do Algarve, Nova de Lisboa e de Évora, as atenções voltaram-se para esse acidente hidrográfico de grande valia e interesse à escala mundial, que é a Ria Formosa, não apenas na sua vertente bioambiental, como nos aspectos económicos e de rico potencial, nem sempre e pelas diversas formas da melhor forma aproveitado.
Claro que tivemos testemunhos de elevado valor histórico-cultural, como Faro no Mundo do Livro (Patrícia de Jesus Palma), a Lenda de Santa Maria da autoria do rei Afonso X (Mariana Botana Vilar), a população escrava de Faro na Idade Moderna (Marco Sousa Santos), O mercado no Espaço Urbano de Faro (Daniela Pereira), as fortificações militares da Idade Média à Idade Contemporânea (Fernando Pessanha), conservação e restauro do património municipal (Susana Paté) e os combatentes do concelho na I Guerra Mundial (Joaquim Rodrigues). Como aconteceu em referência a questões de conservação ambiental ou de perspectiva de validade económica, citando a tal propósito as conferências sobre: o sistema de ilhas barreira da Ria Formosa (Óscar Ferreira), cavalos marinhos – da abundância ao risco de extinção (Jorge Palma), a aquacultura – passado, presente e futuro (Elsa Silva), o potencial económico das plantas do sapal para biotecnologia e alimentação humana (Luísa Custódio), a biodiversidade da Ria Formosa – uma mais valia que importa preservar (Jorge Manuel Gonçalves) e o projeto de sustentabilidade energética do núcleo piscatório da Ilha da Culatra (André Pacheco).
Uma jornada singular esta em que se amou Faro ouvindo-se intervenções sobre uma das suas “jóias da coroa” e talvez a de maior expressão, a Ria Formosa.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.