Crónica de Faro: Um gesto de serviço

Em Julho inicia-se um novo ano rotário e com ele a transmissão de tarefas nos vários clubes e governadorias dos distritos.

Assim o aconteceu, também em Faro, naquele que é o decano dos clubes algarvios, instituído em 16 de Fevereiro de 1961 e, em grande parte pela acção constituitiva do companheiro Benigno Cruz. Volvidos mais de 59 anos o Rotary Clube de Faro (RCF) prossegue com uma invulgar dinâmica e a plena vivência das múltiplas avenidas que o movimento instituído em Chicago (1904) pelo advogado Paul Harris comporta.

É sob esta perspectiva que hemos de considerar a cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu nos claustros do Convento das Freiras, no coração da «Vila-a-Dentro», com a presença do Presidente do Município, Dr. Rogério Bacalhau e do assistente do Governador do Distrito 1960, Silvério Guerreiro (RC Loulé).

A sessão foi conduzida, com a sua peculiar arte, por Joaquim Teixeira, que deu a palavra ao Dr. Marco Lopes (Director dos Museus Municipais de Faro («esta é uma casa de todos os farenses e de todos os algarvios» e referiu as grandes realizações museológicas). Após a saudação às bandeiras, falou a presidente cessante, D. Isabel Gonçalves, que fez um balanço ao seu mandato e afirmou: «Aprendi a fazer parte de um movimento que não pára, dando de nós sem pensar em nós». Seguiu-se a leitura do poema «Companheiro», de sua autoria «cada um de nós é um pequeno barco que sulca o rio, o grande rio, que é Rotary». Houve depois a permuta dos símbolos presidenciais (colar, emblema, etc.), assumindo funções o novo presidente, o Eng. Bruno Lage e o seu Comité Director, de que fazem parte: Prof. D. Helena Louro (secretária), D. Isabel Gonçalves (tesoureira), Dr. José Sosa (Quadro Social), Fernando Vilanova (Fundação Rotária Portuguesa) e Dra. Cláudia Luz (Protocolo).

O novo presidente, que também preside à União das Freguesias de Faro (Sé/São Pedro) afirmou que «é uma honra ser de Faro», destacou a dedicação dos rotários Brito Figueira, Eng. Tito Olívio e Eulálio Cabrita na sobrevivência do quase sexagenário RCF e afirmou «Portugal e o Mundo precisam de nós. Falaram ainda Brito Figueira (apontando o a dedicação e empenho dos presidentes cessante e entrante) e Silvério Guerreiro («que o mandato seja vivido numa perspectiva geracional»), encerrando o Presidente do Município e ex-past Presidente Dr. Rogério Bacalhau, que recordou a figura saudosa do rotário Dr. Francisco Palaré, «a quem Faro muito ficou devendo…».


De manhã decorrera no Serviço de Pediatria do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) a entrega de um SIM (simulador pedriático), com um custo de 25 mil euros e de grande prestabilidade para aquela unidade, oferta dos rotários algarvios, por iniciativa doRCF e com a colaboração dos Clubes de Almancil/Internacional, Albufeira, Tavira, Lagoa Internacional, Lagos, Olhão, Portimão, Estoi Palace Internacional, da Fundação Rotária Portuguesa, da Rotary Foundation, da Câmara Municipal de Faro, União das Freguesias de Faro e da Conceição/Estoi e da Junta de Freguesia do Montenegro, bem como de vários rotários. Assistiu ao acto a Governadora Cessante do Distrito 1960, Dra. Maria Duarte («nós os rotários somos pessoas de acção»).

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.