CRÓNICA DE FARO: Um projeto da maior valia

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Foi através de um excelente texto da autoria do jornalista Nuno Couto, inserto no “Jornal do Algarve”, de que é dedicado redator, que tivemos conhecimento da concretização do projeto iniciado há uma década na cidade de Faro e visando a prática futebolística como grande fator de integração, que deve o seu lançamento e vivência à capacidade de iniciativa e de organização do merecidamente chamado “capitão” Paulo Lima. É a ele que se deve o lançamento desta ação “que, no escrever de Nuno Couto “transformou o futebol num importante elemento de integração social, aproximadamente pessoas de várias origens e culturas”.
Todos os domingos do ano (executando os meses de Julho e de Agosto), desde há 10 anos que quer faça sol (o que, rezam as escritas, acontece “360 dias por ano no Algarve” ou chuva (o que, ao invés e, tantas vezes dela a necessitarmos sucede poucos dias) um grupo de entusiastas de diversas origens e procedências, inicialmente eram médicos e professores, se junta da Escola Dr. José Neves, na capital algarvia e praticam desporto e fomentam laços de convívio e de amizade nos jogos de futebol. Paulo Lima, técnico administrativo da delegação dos “Cafés Delta”, mentor da ideia, alcançou de imediato o apoio do Comendador Rui Nabeiro, leader daquela importante empresa a nível mundial, que oferece os equipamentos e bolas e deu um contributo da maior valia, com a generosidade que lhe é peculiar pelas nobres causas e tão conhecida é.
Volvidos estes dez anos de vivência o grupo inclui as mais diversas nacionalidades (Portugal, Brasil, Venezuela, Guiné Bissau, Angola, Espanha, etc.) desempenhando as mais díspares ocupações (estudantes, engenheiros, trabalhadores da construção civil e muitas outras) e aquele “pai” e mentor do projeto afirma: “o futebol de domingo é a prova de que através de uma bola se pode criar amizades entre várias nacionalidades. O objectivo é a integração de pessoas que vêm estudar ou trabalhar para a região. Quero que se sintam bem acolhidos na nossa comunidade, pois a maioria está longe da família e não tem ninguém que os ajude no Algarve”.
De como o futebol e o desporto podem ser um verdadeiro laço de integração social!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.