CRÓNICA DE FARO: Uma dívida de gratidão

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

A cidade capital sulina tem uma dívida de gratidão para com a memória de El-Rei Dom João III, de cognome “O Piedoso” (pela sua forte vocação religiosa permitindo a instauração da “Inquisição” em Portugal ou “O Colonizador” (pela ação feita nos territórios ultramarinos, mormente no Brasil), que governou os “Reinos de Portugal, doa Algarve, de Aquém e Além Mar… entre 1521 e 1557.
É que foi este monarca que, a 7 de Setembro de 1540 (véspera do dia de Santa Maria de Faro, motivo do poema de Afonso X, O Sábio, de Castela (Cantiga de Santa Maria), invocação mariana e com São Pedro os oragos do burgo, elevou Faro à categoria de cidade, o que motivou talvez e em 1577, sendo Prelado o Bispo Dom Jerónimo Osório, a transferência da sede da Diocese de Silves para a mesma.
Nem uma rua ou uma praça com o nome do monarca da Casa de Bragança (existem-no em Coimbra, onde uma estátua foi erigida em sua memória, Odivelas, Oleiros, Vila do Conde, Ponta Delgada, etc). Faro tem esquecido, ao longo dos séculos e já lá vai quase meio milénio, a gratidão que é devida ao filho de D. Manuel I, “O Venturoso”, por esta sua atitude e determinação, que não obstante o reconhecimento régio pelo desenvolvimento e valorização da cidade à beira-ria plantada, motivou a sua entrada nos principais burgos portugueses e abriu caminho a novos patamares, como a capitalidade regional que, centúrias mais tarde, lhe seria outorgada.
Trata-se de um dossier em aberto que importa corrigir fazendo figurar o nome de D. João III na toponímia farense e, o que não invalida nem colide com esta deliberação camarária, o erigir de um momento, numa cidade que é parca de grande estatuária pública, numa das principais praças locais.
Talvez que a Praça da Liberdade (vulgo Pontinha) fosse um local apropriado para a sua implantação.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.