CRÓNICA DE FARO: Uma tradição da época quaresmal

Neste tempo da Quaresma, num espaço de 40 dias entre a 4.ª Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa, este ano a celebrar-se a 12 de Abril, existia um curioso costume que o rodar dos tempos e a inevitável evolução da vida fez, ao que constatamos, desaparecer da nossa cidade e de muitas outras terras com as quais mantemos contactos.

Referimo-nos ao «Contrato das Endoenças», que era uma curiosa tradição etnográfica vivida com especial argúcia nos nossos tempos de juventude, ou seja nas décadas de quarenta e cinquenta do século passado.

Em que consistia este «Contrato das Endoenças» que envolvia o compromisso de pagamento de um cartuxo de «amêndoas confeitas» como então se dizia?

No início da quarentena quaresmal os rapazes e raparigas faziam um acordo, firmado e confirmado pelo estreitar dos dedos mínimos, os «mendinhos», da mão direita e dando uma volta dizendo: «Contrato, contrato, contrato faremos, Sábado de Aleluia, desmancharemos» ou opcionalmente «conversaremos».

Durante este período sempre que um dos, chamemos-lhes outorgantes, avista-va o outro, o que motivava esperas escondidas nas mais diversificadas criações, dizia ou, melhor, gritava a plenos pulmões: «Ajoelha-te!». E é que o seu parceiro ajoelhava mesmo, estivesse onde estivesse.

Esta praxe acontecia até ao Sábado da Semana Santa, quando, madrugada ainda, os envolvidos no «Contrato das Endoenças», não raro com a colaboração estratégica de familiares e ou amigos, procurava apanhar o seu parceiro e gritar-lhe, a plenos pulmões: «Ajoelha-te e ofereça». Era a alegria, o sentido da vitória e, claro, o contratado «cartuxo de amêndoas».

Lembranças de tempos idos, que o tempo fez apagar!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.