CRÓNICA DE FARO: Vou continuar a ajudar as crianças

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.
João Leal

A frase, verdadeiro compromisso – reafirmação que desde sempre soubemos ser seu indefetível propósito, foi proferido no significativo e assinalado dia em que o Rotary Clube de Faro (RCF), no âmbito do mês mundialmente dedicado ao profissionalismo, elegeu o Coronel de Cavalaria Dr. Luís Gonzaga Villas Boas Rebelo Marques, como “Profissional do Ano 2018”. Trata-se de uma justíssima consagração, numa das três datas mais importantes do calendário anual rotário (Profissional do Ano Aniversário da Entrega da Carta Constituitiva e Visita do Governador), a quem provocou uma verdadeira revolução, a nível mundial, no acolhimento à criança em situação difícil. É que, após ter sido um dos factores da verdadeira “Revolução de Abril”, quando era Capitão e se encontrava em missão em Angola, de onde posteriormente foi evacuado, o fundador da “Emergência Infantil”, Coronel Eng. Manuel Aboim Ascenção Lemos, os destinos estão travessos, dramáticos e complexos do Refúgio Aboim Ascenção, a “Casa Cor de Rosa do Amor à Criança, do futuro e da esperança” para durante 35 anos de árdua labuta vivida, instante a instante, a tornar uma referência e modelo em todo o Mundo.
A aclamação do “Profissional do Ano do RCF”, prosseguindo uma lista de verdadeiros cidadãos com incontornáveis serviços prestados à Comunidade, aconteceu em plena “Vila-a-Dentro” e teve verdadeira e merecida consagração regional com a presença de entidades oficiais, rotários e admiradores de várias procedências (Almancil, Lagoa, Olhão, Loulé, Albufeira…) que consignaram o orgulho, honra e admiração que se dedica a este “algarvio nascido em Viana do Castelo”. Com efeito o homenageado nasceu, em 1943, na formosa capital do Alto Minho, mas menino e moço, veio para Faro, onde seu lembrado pai, oficial do exército, comandou a PSP no Algarve. Quem esquece o moço Luís, guitarrista e um dos seus irmãos, nas versões de música “prá frentex”! Cumprido o 3º ciclo no Liceu João de Deus seguiu para a Academia Militar, em 1962, onde se formou em ciências Militares, seguindo a carreira castrense e mais tarde, licenciou-se em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa.
Registamos a referência que lhe foi dirigida pela Arq. Teresa Vieira, presidente do RCF: “O homem que é o exemplo que nos transmite, pois um país que não cuida das suas crianças é um país sem futuro”. Como recordamos o que foi esse “Fórum Mundial da Criança”, acontecido em Faro (1998), que então foi na verdade a “Capital Mundial da Infância”, com a presença de mil participantes vindos de 58 países, com a mão do excelente organizador que é o Comendador Dr. Luís Villas Boas.
“Sentir-se algarvio, é fazer, todos os dias, alguma coisa por esta terra”, afirmou o diretor do Refúgio Aboim Ascenção, numa frase que é um convite ao pensar. Parabéns Dr. Luís!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.