Cuidado com os burlões das novas notas de 20 euros!

ouvir notícia

.

Mais de uma centena de idosos já foram burlados desde o início do ano. Novas notas entram em circulação a 25 de novembro. Autoridades intensificam ações de sensibilização

.

DOMINGOS VIEGAS

As novas notas de 20 euros só vão entrar em circulação no dia 25 de novembro, mas os burlões já começaram a entrar em ação para enganar, principalmente, idosos. As autoridades voltaram a lançar diversas ações de sensibilização para que as pessoas não entreguem as antigas notas, já que estas continuarão a circular.

Desde o início do ano ano, a GNR já registou mais de uma centena de burlas a idosos. “Quando abordam as vítimas, os burlões apresentam-se sempre com boa aparência e com uma conversa convincente e cativante”, explica fonte da GNR.

Em muitos casos, estes indivíduos “fazem-se passar por funcionários de instituições confiáveis como a Segurança Social, bancos, CTT ou EDP, a fim de darem credibilidade à personagem por si criada e enganarem os idosos”, acrescenta a mesma fonte.

No mesmo sentido, o Banco de Portugal (BdP), tal como tem acontecido sempre que são introduzidas novas notas em circulação, voltou a alertar que não é necessário trocar quaisquer notas.

“Os cidadãos poderão continuar a utilizar a nota de 20 euros da primeira série, sem restrições. Quem, ainda assim, pretenda trocar notas, deverá dirigir-se ao balcão de um banco ou a uma tesouraria do Banco de Portugal”, recorda o BdP, frisando que “ninguém está mandatado para recolher notas em nome de qualquer instituição”.

Aquela entidade alerta ainda que quem for contactado por alguém que se apresente para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição “deve comunicar às autoridades, pois é provável que se trate de uma tentativa de burla”.

Ações de sensibilização até ao final do mês

- Publicidade -

Até ao final deste mês de outubro, a GNR tem no terreno a operação “Idosos em Segurança 2015”, que está a dar particular enfoque à entrada em circulação das novas notas. Estas ações de sensibilização pretendem ainda aconselhar e sensibilizar aquela população para a adoção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vitimas de criminalidade, em particular de situações de violência, furto em residências e burlas em geral.

A operação “Idosos em Segurança 2015” tem no terreno militares dos núcleos “Idosos em Segurança” (pertencentes às secções de programas especiais da GNR) dos vários comandos territoriais, que estão a realizar ações nas residências dos idosos, nos centros de apoio social e em diversas entidades de saúde.

Muda o aspeto, mantém-se a cor

A nova nota de 20 euros (série “Europa”) mantém a cor dominante (azul) da nota da primeira série, que tinha sido lançada em 2002, mas os desenhos foram atualizados para considerarem os países que aderiram à União Europeia desde o lançamento da primeira série. No entanto, continua a reproduzir os estilos arquitetónicos de diferentes períodos da história europeia e tem como principais elementos janelas, portas e pontes.

O aspeto das notas também foi alterado “para incorporar elementos de segurança mais sofisticados”, explica o BdP. Há novos elementos impressos em relevo, a marca de água, o filete de segurança e o holograma foram transformados e foi acrescentado um número esmeralda. “As notas de euro da série ‘Europa’ são ainda mais seguras, mais resistentes e mais duradouras do que as notas da primeira série”, garante o BdP.

A primeira nota da série “Europa” a entrar em circulação foi a de 5 euros, em 2 de maio de 2013. A 23 de setembro de 2014 entrou em circulação a nova nota de 10 euros. À semelhança do que sucedeu com as anteriores, as novas notas de 20 euros serão colocadas em circulação pelo BdP, através dos balcões das instituições bancárias e das máquinas de distribuição de notas.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Lagos recebe 16.º Encontro de Genealogistas do Algarve

O 16.º Encontro de Genealogistas do Algarve acontecerá no sábado, dia 4 de maio....

“Alte pela janela do tempo” leva visitantes ao passado

O Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte vai receber mais uma sessão...

Suspeito de agredir imigrante nepalês em Olhão vai ser sujeito a exame psiquiátrico

Um dos quatro jovens acusados por agressão a um imigrante nepalês em Olhão, em...

Mário Centeno alerta para riscos na política de habitação

A crise da habitação poderá ser resolvida com mais construção, mas é preciso garantir...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.