Cultura e animação preenchem os dias de primavera na região

ouvir notícia

.

Música, ópera, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais, artes performativas, animação de património e gastronomia são as propostas do programa «365 Algarve» para animar este mês. Os eventos realizam-se um pouco por toda a região

O programa cultural «365 Algarve» tem previsto para este mês mais uma mão cheia de eventos para todos os gostos e idades. “Tavira – Património e Artes” é um evento de fusão entre o património religioso, arquitetónico e pictórico das igrejas de Tavira com o património musical das várias épocas em que aqueles templos foram erguidos. Da igreja da Misericórdia (8 e 22), cujo portal é obra-prima do Renascimento algarvio, à igreja do Carmo (domingo de Páscoa), morada do mais interessante retábulo rococó do Algarve, variados concertos abrem à fruição dos visitantes alguns dos mais emblemáticos monumentos da região.

Um salto gigante leva-nos ao Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA), onde no próximo dia 8, às 21h00, no Centro Cultural de Lagos, tem lugar o espetáculo “Modernismo Francês: Debussy & Poulenc”, com o pianista Constantin Sandu e um quinteto de sopros. “Concertos Brandeburgueses” (dia 21), “Música Sacra de Mozart” (23), os concertos “Grandes Quartetos I e II” (27 e 28) e “Serenatas e Sinfonias de Câmara” (30) encerram o mais antigo festival algarvio de música erudita.

- Publicidade -

No dia 7, “O Gajo” chega ao Hostel 1878, em Faro, com a sua viola campaniça para um concerto ao entardecer que convida a descobrir artistas e bandas emergentes do panorama nacional. Neste fim de tarde a viagem passa pela música popular, o fado, o folk e o rock: “O Gajo” toca músicas do mundo. No mesmo dia, nova apresentação de “Morphosis”, projeto de Hugo Alves (trompete) e João Frade (acordeão), que sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, para dar asas à improvisação sobre temas originais.

Raro recital de piano a quatro mãos

A encerrar o 1º Festival Internacional de Piano do Algarve, um recital de piano a quatro mãos, coisa rara no mundo dos concertos eruditos, com a austríaca Ranko Markovic e a indiana Marialena Fernandes. É no sábado, dia 8, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão. Ainda nesse fim de semana, o ciclo “Guitarras e Património” apresenta concertos de guitarra clássica de Verónika Kristófcsák (dia 8, em Lagoa) e de Paulo Galvão (dia 9, em Vila do Bispo).

Finalmente, dia 22, às 21h30, o Grupo Coral Ossónoba apresenta “Cantata Mundi”, composição elaborada a partir de músicas de Rodrigo Leão que explora um universo sonoro de inspiração espiritual através da orquestração para o barítono solista Rui Baeta, órgão, quinteto de cordas, percussão, coro misto e infantil. Um colorido de sons e sentimentos que junta em palco mais de 60 intérpretes na igreja matriz de Portimão.

“Dido e Eneias”, emblemática criação de Henry Purcell e uma das mais belas óperas do período barroco, chega ao auditório de Vale do Lobo no dia 30, às 18h00, para contar-nos a história de amores trágicos. Esta é uma produção da Academia de Música de Lagos, interpretada pela Algarve Camerata, contando com vários solistas de renome nacional e internacional.

No Dia Mundial da Dança (29), haverá “Interferências”, performances que resultam de oficinas de pesquisa e criação coreográfica com a comunidade portuguesa e estrangeira apresentadas na biblioteca municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

“Carripana” leva teatro de rua a palcos improváveis

Por sua vez, Vila do Bispo (de 7 a 9), Faro (22 a 24) e Loulé (29 de abril a 1 de maio) acolhem a “Carripana”, teatro de rua com os seus palcos improváveis. Por fim, uma referência à apresentação de “Paiaçu ou Pai Grande”, os sermões do padre António Vieira pelo ator João Grosso, na igreja de São Paulo, em Tavira, no dia 9.

O ciclo “Video Lucem” continua a fazer luz sobre os clássicos do cinema mundial exibidos nas igrejas algarvias: “Acto de Primavera”, de Manoel de Oliveira, dia 7, às 21h30, na Misericórdia de Faro; e “Simão do Deserto”, de Luís Buñuel, dia 22, às 16h30, na capela de Nossa Senhora da Graça, na fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo.

De 21 a 23 de abril chega a Faro a “Primavera Literária” com passeios dedicados à descoberta da obra do poeta algarvio António Ramos Rosa. Passeios literários recheados de surpresas, de leituras… e de sabores da terra.

As artes visuais e performativas convidam a um tour pela região. Para começar, há quatro sugestões de visita em abril. A MALA – Mostra de Artistas de Lagos é uma exposição coletiva dos mais recentes trabalhos de artistas locais que inaugura, dia 25, no Centro Cultural de Lagos. “Retratos na Ria” é a exposição fotográfica de Jorge Jubilot ancorada nos cais das praias e ilhas do sotavento até dia 30. Já “Viagem ao Interior” expõe fotografias do outro Algarve de 2 a 29 abril na galeria municipal de São Brás de Alportel e de 6 abril a 10 maio no Espaço +, em Aljezur. E até dia 28 de maio ainda se pode apreciar no museu municipal de Faro a exposição “José Pedro Croft: De um lado ao outro – Esculturas, Desenhos e Gravuras na Coleção de Serralves”, o artista convidado este ano da Bienal de Veneza, a decorrer em maio.

Espetáculo para caminhar por terras de Aljezur

“Rastilho/Espetáculo de teatro físico e música para caminhar por terras de Aljezur” não fica atrás na originalidade. Um espetáculo itinerante para caminhar por trilhos e paisagens de Aljezur de 14 a16 de abril e deixar-se levar pelo vento e pelo que a terra conta.

O festival “Encontros do DeVir – cidades utópicas, cidades possíveis, cidades internacionais” abriu no início deste mês no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, e gira por São Brás de Alportel (dia 8), Loulé (15), novamente Faro (21) e Quarteira (29), com criadores portugueses de renome internacional, como Vera Mantero, Francisco Camacho, entre outros.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.