Daesh ameaça voltar a atacar em Paris e Bruxelas, garante imprensa belga

ouvir notícia

.

Uma mensagem enviada pelos serviços de antiterrorismo belgas a todas as polícias daquele país, citada pelos jornais belgas “La Dernière Heure” e “Sud Presse” e o francês “Le Point”, revela que o grupo terrorista se prepara para voltar a atacar alvos em França e na Bélgica.

“Os combatentes deixaram a Síria há uma semana e meia para chegar à Europa, através da Turquia e da Grécia, de barco e sem passaporte. Estas pessoas estão separadas em dois grupos, um para a Bélgica, outro para França, para cometerem atentados. De acordo com a informação recebida, estas pessoas já estão na posse das armas necessárias e sua ação é iminente”, escrevem as forças antiterroristas,

Em relação à ameaça na Bélgica, três alvos são citados: um grande centro comercial em Bruxelas, um restaurante de uma cadeia de fast-food norte-americana e uma esquadra da polícia (os últimos dois em locais não identificados).

- Publicidade -

Interrogado pelo “La Dernière Heure”, um responsável do organismo de coordenação de análise da ameaça de ataques na Bélgica (OCAM), confirmou esta informação, mas fez questão de “relativizar” a ameaça. “O OCAM recebe com frequência este tipo de informações em bruto. A nossa missão, em conjunto com os nossos parceiros, é a de contextualizar, analisar e verificar se é fiável”, afirmou Paul Van Tigchelt.

Apesar da ameaça, a Bélgica não aumentou o grau alerta para o nível 4 (grave e iminente). Neste momento, a ameaça encontra-se no nível 3 (grave).

Bruxelas foi alvo de dois atentados no aeroporto e numa estação de metro, a 22 de março, que mataram 32 pessoas e feriram cerca de 300.

Em França, onde decorre o Campeonato Europeu de futebol, um casal de polícias foi abatido por um simpatizante do Daesh, na última segunda-feira à noite. O duplo homicida, Larossi Abballa, foi abatido pelas autoridades. O rapaz de 25 anos era um recrutador de jovens aspirantes a jiadistas e chegou a estar detido em 2013 por suspeitas de preparar atos terroristas naquele país.

O país foi alvo de dois grandes atentados em 2015 e está em alerta máximo e em estado de emergência enquanto decorre o Euro 2016.

Hugo Franco (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.