Data condicionou equipas a participar no Torneio do Guadiana

ouvir notícia

A apresentação da edição deste ano decorreu no Estádio Algarve, o novo palco da competição

Benfica já tinha contrato com a organização da prova, por isso a data teve que ser estabelecida em função dos interesses da equipa da Luz

Domingos Viegas

O Torneio Internacional do Guadiana, que será disputado no Estádio Algarve (dias 15, 16 e 17 de julho) entre as equipas do Benfica, Paris Saint-Germain (PSG) e Anderlecht, não contará este ano com a presença do Sporting nem de uma equipa inglesa ou espanhola, como era objetivo da organização, devido ao facto de aquela data não coincidir com os interesses dos referidos clubes.

- Publicidade -

“O Benfica, que tem contrato por mais dois anos com a prova, vai jogar uma pré-eliminatória da Champions League, no dia 26, e esta foi uma data concertada com o clube, e também com o PSG”, revelou João Peres, organizador do torneio, explicando assim a dificuldade em escolher as equipas participantes nesta edição.

A ausência do Sporting, que tem macado presença nas últimas edições, é justificada com o curto espaço de tempo do regresso dos leões ao trabalho até à realização do torneio.

“O treinador do Sporting achou que não era um bom começo”, disse João Peres, acrescentando que também não haverá equipas espanholas devido ao facto de estas começarem a sua preparação mais tarde.

O organizador do torneio recordou ainda a importância da participação de equipas inglesas como atractivo dos muitos ingleses que se encontram na região, mas explicou que a sua ausência ficou a dever-se à antecipação da data do evento.

João Peres revelou que esteve em negocições com várias formações britânicas, entre as quais o Everton, que optou por participar numa prova dos Estados Unidos.

Passagem de VRSA para o Estádio Algarve “já estava pensada há algum tempo”

O responsável máximo pela organização da prova recordou ainda que a passagem do torneio de Vila Real de Santo António para o Estádio Algarve não teve apenas a ver com as questões relacionadas com a segurança, mas também devido ao crescimento do torneio.

“Esta troca já vinha a ser pensada há algum tempo porque, se o evento quer crescer, tem que ter um melhor palco e não pode estar limitado ao Estádio Municipal de Vila Real Santo António. Evidentemente, esta mudança prende-se também com questões de segurança”, sublinhou João Peres, fazendo uma clara alusão ao acidente verificado com um espetador que caiu da bancada na edição do ano passado.

Competição vai custar um milhão de euros

O orçamento para esta edição do Torneio Internacional do Guadiana é de 1 milhão de euros, porém, para os municípios de Faro e de Loulé (proprietários do Estádio Algarve, que se localiza na delimitação dos dois concelhos), o torneio representa mais um veículo de promoção do estádio e da região.

“Este estádio, não tendo uma equipa residente, tem todavia um poder de atracção de grandes acontecimentos”, afirmou Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, lembrando ainda, além do Torneio do Guadiana, a realização de diversos eventos nos próximos meses, entre os quais o jogo entre as selecões A de Portugal e do Luxemburgo, e partidas de diversas selecções nacionais, essencialmente da Escandinávia.

Por seu turno, Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé e da Associação de Municípios Loulé/Faro lembrou os “aliciantes de ordem desportiva” do Torneio do Guadiana.

“Acreditamos que o clube que mais adeptos tem no nosso pais, que é o Benfica, poderá atrair muito espetadores. Provavelmente, é nesta prova que será feita a selecção daqueles jogadores que irão constituir o plantel do Benfica na próxima temporada e isso é um aliciante para quem gosta de futebol”, referiu o autarca.

Torneio coincide com a concentração “motard”

Este ano, o Torneio do Guadiana vai coincidir com a Concentração Motard de Faro, um facto que João Peres espera que seja frutífero para as duas partes.

“Espero que seja uma mais-valia, que as pessoas que estejam na concentração sejam principalmente benfiquistas, que venham ao Estádio Agarve ver o torneio, e que quem aqui vier possa também ver alguns espectáculos que vão acontecer na concentração”, sublinhou o organizador.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.