Debate sobre ordenamento do território e desenvolvimento regional em Loulé

ouvir notícia

“O ordenamento do território e das cidades: recurso para a recuperação económica do Algarve” é o tema da conferência que o PSD Algarve realiza amanhã, em Loulé. O encontro tem início às 21h30 e conta com a presença e intervenções do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, do urbanista Sidónio Pardal, do edil louletano, Seruca Emídio e do presidente do PSD e edil de Vila Real de Santo António, Luís Gomes.
Em plena sala da Assembleia Municipal de Loulé, os social-democratas vão debruçar-se sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL), começar a reunir contributos para a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António e refletir sobre de que forma as políticas de ordenamento do território podem ajudar a região a ultrapassar os desafios presentes. O novo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que tantas críticas e protestos recebeu de autarcas e das populações visadas também será tema a explorar nesta conferência.
“O contexto mudou e os desafios passam agora por planear cenários de desenvolvimento que se possam adaptar à situação económica e social atual – em que existe menor disponibilidade pública e privada para investir – e, ao mesmo tempo, deixar preparadas as bases para o futuro”, explica o líder do PSD Algarve, Luís Gomes.
A evolução populacional algarvia é outra das matérias que se espera que seja analisada neste encontro a par de um esclarecimento sobre os motivos que justificam o atraso nas revisões dos Planos Diretores Municipais (PDM) da região e o porquê da demora em passar a estratégia de desenvolvimento definida pelo Protal para o terreno.
“Na prática, e quatro anos depois de o novo Protal estar em vigor, não se sabe ao certo quantas das 24 mil camas turísticas previstas foram executadas ao abrigo das pouco práticas regras para os novos Núcleos de Desenvolvimento Turístico”, explica Luís Gomes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.