Deputado do queijo limiano apoia batata-doce algarvia

ouvir notícia

O antigo deputado que protagonizou o episódio do Queijo Limiano e que agora integra a equipa de secretários de Estado do Governo vai inaugurar, dia 1 de dezembro, o Festival da Batata-Doce de Aljezur. Para a autarquia e produtores locais, este evento vai marcar o início de uma nova era, com a chegada ao mercado interno e externo da verdadeira batata-doce de Aljezur

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, inaugura no próximo dia 1 de dezembro, às 18h00, no Espaço Multiusos de Aljezur, a edição 2011 do Festival da Batata-Doce, considerado “o mais afamado evento gastronómico de outono ao sul do Tejo”.

O governante saltou para as primeiras páginas dos jornais e causou polémica quando, em 2000, fez uma greve de fome no Parlamento, em protesto contra a transferência da produção do queijo Limiano para fora do concelho de Ponte de Lima. Mais tarde, viabilizou um Orçamento de Estado de António Guterres que ficou mesmo conhecido por “Orçamento do Queijo Limiano”.

- Publicidade -

Daniel Campelo ficou assim conhecido entre os habitantes do seu concelho (e não só) como um acérrimo defensor de um produto e de uma marca locais, que estavam em risco de ser transferidos para outro município, porque uma multinacional tinha adquirido a fábrica onde se produzia o queijo Limiano.

Além de ter suportado uma greve de fome, o antigo deputado do CDS-PP teve ainda de arcar com as consequências políticas da sua decisão, que lhe valeu a suspensão de militante do partido de Paulo Portas. Mas a verdade é que hoje o registo e a propriedade da marca “Queijo Limiano” está nas mãos da câmara de Ponte de Lima…!

Aumentar capacidade produtiva e exportadora

Curiosamente, o agora secretário de Estado vem a Aljezur numa altura em que a autarquia e os produtores locais estão mais empenhados do que nunca na defesa e promoção da batata-doce.

“Num momento tão difícil que o nosso país e o mundo atravessam, e perante os vários apelos que têm vindo a público para a necessidade de aumentar a nossa capacidade produtiva e exportadora, faz todo o sentido não só manter esta aposta como reforçá-la”, adianta a organização do festival, que resulta de uma parceria entre a câmara de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur.

“O principal objetivo é valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma”, sublinham.

Assim, nesta edição do festival, a organização assegura que “será unicamente comercializada batata certificada pela sua qualidade superior”, que deve apresentar-se aos visitantes devidamente rotulada e identificada. “Desta forma, podemos garantir ao consumidor que está a consumir o produto genuíno”, frisam.

Batata-doce identificada com selo IGP

De acordo com a associação de produtores, este é um primeiro passo que há muito ansiavam: “a chegada ao mercado da verdadeira batata-doce de Aljezur e criação de um elo de confiança entre o consumidor final e o produtor”.

“Assim, na próxima ida ao supermercado, poderá finalmente encontrar a batata-doce de Aljezur identificada com o selo de IGP (Indicação Geográfica Protegida), não lhe restando dúvidas na qualidade da mesma”, realçam os responsáveis.

No que toca ao festival, que se realiza no fim de semana de 1, 2, 3 e 4 de dezembro, os visitantes terão à disposição quatro restaurantes onde poderão encontrar receitas típicas e novas propostas culinárias, sempre com a batata-doce no centro das atenções.

Ao longo dos quatro dias, vários e conceituados chefes de cozinha vão ainda brindar os visitantes com diferentes receitas, das mais típicas às mais elaboradas.

Como já é tradição neste evento, os visitantes poderão encontrar a batata-doce cozinhada de diversas formas, desde a sua expressão mais simples e eventualmente mais genuína, simplesmente assada em forno de lenha, ou frita.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Só espero que seja mesmo batata doce do conselho de Aljezur e não de Odemira ou destas qualidades novas que andam para ai que não têm nada a ver com as nossas mas que não é conhecedor compra pensando de ser de Aljezur, como tentaram fazer comigo. Boa sorte e que corra tudo por o melhor.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.