Deputados do PS eleitos pelo Algarve questionam Governo sobre aquicultura em Sagres

ouvir notícia

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Faro pediram esta semana esclarecimentos ao Governo e respostas a algumas questões sobre a instalação de uma aquicultura ao largo de Sagres, anunciaram aqueles parlamentares.

Luís Graça, Maria Joaquina Matos, Ana Passos, Francisco Pereira Oliveira e Célia Paz querem saber se “estão estudados os impactos no ecossistema envolvente à zona prevista para instalação do estabelecimento de culturas em águas marinhas” e os seus impactos económicos na atividade dos pescadores.

Os parlamentares socialistas pedem que o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, esclareça se “foram estudadas outras alternativas para a instalação do estabelecimento”.

- Publicidade -

Esta instalação de aquicultura em mar aberto, da empresa Finisterra, destina-se ao “crescimento e engorda de mexilhão”, numa área total de mais de 280 hectares.

Segundo os socialistas, ela “coincide com bancos de pesca para o cerco e afeta não só a pequena pesca costeira como a riqueza e biodiversidade natural daquela área, colocando em risco a sustentabilidade da atividade piscatória tradicional”.

A aquicultura tem vindo a ser contestada pela população, pelos autarcas locais, pela comunidade piscatória e pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.