Deputados do PSD querem avanço das obras da EN 125 e pedem ajuste das tarifas da Via do Infante

ouvir notícia

Os quatro deputados do PSD eleitos pelo distrito de Faro defenderam o avanço da requalificação da EN 125 e uma avaliação e ajuste das tarifas das portagens na Via do Infante junto do Ministério da Economia e Emprego.
“Está o Governo disponível para considerar um reajustamento tarifário na Via do Infante, tomando em consideração o facto de uma parte considerável da sua extensão ter sido financiada por fundos comunitários, o que reduziu sobremaneira o esforço nacional nos custos de investimento, e ainda, que uma medida neste sentido significaria igual arrecadação de receita por força da indução de tráfego com muito menos impactos desfavoráveis para a competitividade da economia regional?”, questionam os deputados do PSD.
Mendes Bota, Pedro Roque, Elsa Cordeiro e Cristóvão Norte recordam o Governo que a proposta de introdução de portagens previa a requalificação da EN 125, situação que não se verifica. Recordando que a requalificação tinha conclusão prevista para abril deste ano e um custo de 399 milhões de euros, os deputados recordam que este investimento foi lançado para minorar os transtornos motivados pelo desvio de tráfego oriundo da Via do Infante, bem como para assegurar padrões de mobilidade ajustados a uma região que avista nesta infraestrutura um elemento fulcral para o regular progresso das atividades económicas.
Constatando que essas obras de requalificação não irão ser concluídas nos prazos iniciais e “superará largamente o lapso temporal estimado” e com a entrada em funcionamento das portagens, os deputados denunciam prejuízos severos para os utilizadores. A mobilidade na EN 125 é ainda afetada pelas obras de requalificação.
Perante este cenário, os deputados questionaram o ministério sobre a sua disponibilidade para prolongar o regime de isenções e descontos definidos até 30 de junho, qual o prazo previsto para a conclusão da requalificação da EN 125, quais os dados sobre o desvio de tráfego registado na Via do Infante após a entrada em vigor das portagens e qual a disponibilidade do Governo para reajustar o preço das portagens.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.