Desassoreamento do Guadiana é um dos temas da cimeira luso-espanhola de segunda-feira

ouvir notícia

A cidade de Vila Real de Santo António e a foz do rio Guadiana

Continua a não haver acordo entre as entidades ambientais dos dois países. Portugal defende mais estudos de impacto ambiental. Espanha acha que não.Domingos Viegas

A questão do desassoreamento do do rio Guadiana está incluído na agenda da cimeira luso-espanhola que vai decorrer esta segunda-feira em Madrid, revelou ontem David Santos, presidente da CCDR Algarve, durante a cerimónia de adesão de Castro Marim à eurocidade constituída inicialmente por Ayamonte e Vila Real de santo António.

No passado dia 9 de janeiro, na cerimónia de constituição daquela entidade, David Santos tinha apontado o mês de abril como “uma data aceitável para o início dos trabalhos”.

- Publicidade -

Passados quatro meses, o presidente da CCDR lamenta que as entidades dos dois países, principalemnte a nível ambiental, ainda não tenham chegado a acordo, mas mostra-se satisfeito com a inclusão do assunto na cimeira de Madrid.

“Só no lado português, são sete as entidades que têm de emitir pareceres. Portugal entende que há necessidade de mais estudos de impacto ambiental, mas Espanha acha que não”, explicou David Santos.

“O projeto está pronto e preparado para avançar e há verbas disponíveis no âmbito dos fundos comunitários, por isso não faz sentido que a obra não se realize”, acrescentou o presidente da CCDR Algarve.

Agora, com inclusão da questão na cimeira desta segunda-feira, David Santos acredita que as obras “poderão começar este ano”.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho terá um encontro de uma hora com o seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy, no Palácio da Moncloa. Simultaneamente, haverá diversas reuniões sectoriais entre os dois executivos.

A reunião plenária da cimeira começa às 12h15. Pouco antes das 14h00, e após a assinatura de acordos bilaterais, decorrerá a conferência de imprensa conjunta final.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.