Descargas do Alqueva fazem subir caudal do Guadiana

ouvir notícia

Vista de Alcoutim desde a localidade espanhola de Sanlúcar do Guadiana

O caudal do rio Guadiana subiu nos últimos dias um pouco mais do nível habitual devido às descargas efetuadas na barragem do Alqueva, mas não se registaram danos.

Em Alcoutim a água chegou a atingir a parte superior do cais. Na localidade espanhola de Sanlúcar, na mesma zona, as embarcações que estavam amarradas ao cais tiveram que ser libertadas e as águas inundaram a praia fluvial, mas também sem que se tivessem registado danos.

As comportas da barragem foram abertas devido ao facto de esta ter atingido a sua quota máxima (154 metros). O potencial máximo de descarga registou-se esta segunda-feira, com as as três saídas a debitarem o seu maior caudal de sempre. Trata-se da segunda vez na história da barragem que esta atinge a sua quota máxima.

- Publicidade -

O Comando Distrital de Operações e Socorros (CDOS) e os serviços de Proteção Civil Municipal dos concelhos de Alcoutim e de Vila Real de Santo António, bem como de diversos municípios alentejanos estão alertados para a subida do caudal desde a passada quinta-feira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.