Desempregados ajudam a requalificar bairros sociais de VRSA

ouvir notícia

O projeto envolve 14 trabalhadores da construção civil que estavam no desemprego

Parceria solidária promove empregos e renova a habitação social do concelho

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acaba de lançar um programa inovador que combina a inserção profissional de munícipes desempregados com a recuperação de alguns bairros do concelho.

- Publicidade -

A medida tem por base um conjunto de Contratos Emprego-Inserção, iniciados em fevereiro, através de uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. A iniciativa envolve a contratação de 14 homens que se encontravam em situação de desemprego e a receber subsídio e rendimento social de inserção.

Nesta fase, os trabalhos decorrem no Bairro da Manta Rota (freguesia de Vila Nova de Cacela) e no Bairro da Barquinha (Vila Real de Santo António) e têm incidido sobre reparações em tetos, sanitários, rebocos, canalizações ou instalações elétricas, dando mais conforto a dezenas de famílias.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, esta medida “permite à autarquia levar a cabo um conjunto de melhoramentos e de intervenções de proximidade nas habitações sociais do concelho, garantindo, em simultâneo, a recuperação deste património de uma forma solidária e sustentável”.

A Câmara de Vila Real de Santo António é a responsável pela aquisição dos materiais, enquanto a mão-de-obra é assegurada pelos 14 beneficiários dos Contratos Emprego-Inserção, o que permite à edilidade recuperar o seu património sem custos avultados.

A experiência destes 14 homens está ligada à sua anterior atividade como pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, eletricistas ou canalizadores que, por via das fortes quebras no setor da construção civil, se viram numa situação de desemprego.

Para a vereadora com o pelouro da Ação Social, Sílvia Madeira, esta foi “uma parceria feliz desenvolvida com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional e que está a permitir não só melhorar as competências profissionais de 14 pessoas, mas também intervir no património”.

A ação tem, para já, a duração de um ano e os melhoramentos deverão estender-se a outros bairros do concelho. A medida tem também por objetivo ajudar os participantes a desenvolver competências para, no futuro, criarem o seu próprio emprego, fomentando a integração na vida ativa.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.