Desempregados vão pintar casas degradadas em Lagoa e Carvoeiro

ouvir notícia

.

“Melhorar a imagem de Lagoa e Carvoeiro, através da pintura de edifícios abandonados e em estado de degradação”, é a mais recente iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, que está a dinamizar a pintura de várias casas a baixo custo, intervindo no processo apenas como mediador e catalisador.

“Após efetuado um levantamento dos locais que necessitam de ser recuperados, o executivo promove o contacto com os proprietários, explicando todo o processo e estabelecendo uma plataforma de entendimento”, explicam os responsáveis, frisando que a união das freguesias trata depois de todo o processo, fornecendo tintas a preços bastante mais baixos, na sequência de um acordo com empresas do setor, e a mão-de-obra, através de cidadãos desempregados ou que beneficiam de apoio social da entidade.

“No final, o proprietário vê o edifício pintado a um preço bastante reduzido, comparando com o valor real de mercado, e concede um donativo à União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro no valor total do material, mais um valor acordado para uma ‘bolsa social’ que é diretamente encaminhado para o apoio às famílias carenciadas”, adiantam os responsáveis.

- Publicidade -

“O nosso objetivo é melhorar a paisagem urbana da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, através da pintura edifícios abandonados. Sublinho que apenas intervimos em casas que estão abandonadas e que sabemos que de outra forma nunca seriam pintadas. Ficam todos a ganhar: o proprietário que pinta o edifício a baixo custo, a população e a freguesia, pois gradualmente vão desaparecendo os edifícios sem pintura que mancham a imagem da nossa terra e, paralelamente, é canalizado um donativo para a nossa Bolsa Social, que nos permitirá conceder um melhor apoio às famílias mais necessitadas”, sublinha Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Os dois casos que ilustram o objetivo desta iniciativa são três edifícios à entrada de Carvoeiro, na rua dos Pescadores, e outro em Lagoa, na rua Coronel Figueira, em frente à Caixa Geral de Depósitos, cujos resultados saltam à vista de quem ali passa.

Brevemente, a União das Freguesias fará chegar à população, via CTT, uma circular a explicar o projeto e apresentando os requisitos que devem estar reunidos para que os proprietários possam candidatar-se a este processo.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.