Desidério Silva anuncia recandidatura a presidente da Região de Turismo do Algarve

ouvir notícia

Desidério Silva, presidente da RTA

Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) desde novembro de 2012, Desidério Silva acaba de anunciar a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023. Durante quase cinco anos e meio a liderar a entidade regional de turismo, Desidério Silva consolidou a posição do Algarve enquanto principal destino nacional, apostando na diversificação da oferta turística da região, com vista à sustentabilidade do destino durante todo o ano.

“Desde 2012, o Turismo do Algarve consolidou o crescimento do turismo no Algarve, atenuando a sazonalidade do destino. Um dos seus primeiros projetos foi elaborar um Plano de Marketing Estratégico que definiu como prioridade uma diversificação da oferta turística do Algarve, com o destino a apostar em produtos complementares como o turismo de natureza, onde os passeios de bicicletas, as caminhadas, a observação das aves, o turismo desportivo, o turismo náutico a gastronomia & vinhos, o touring, o hipismo, entre outros”, adianta em comunicado a RTA.

Desidério Silva afirma que chega ao final deste mandato com “o sentimento de dever cumprido”. “Ao longo destes cinco anos e meio, o turismo da região mudou: temos hoje uma oferta mais diversificada, de maior excelência, em que valorizamos mais os nossos recursos naturais, o nosso património cultural e as nossas tradições. E isto só foi possível graças à colaboração de todos os municípios, de todos os operadores, das entidades do setor e de todos os que colaboram com a RTA, incluindo todos os seus funcionários”, sublinha.

- Publicidade -

O presidente da RTA acrescenta ainda: “Mas este é um projeto para ser encarado a longo prazo: sempre estive ligado ao Algarve, e sempre participei de forma ativa no desenvolvimento da região e pretendo continuar o meu papel para fortalecer a imagem do Algarve enquanto destino de excelência ao nível dos maiores destinos turísticos mundiais, sempre com vista à sua sustentabilidade, ao bem-estar dos residentes e à satisfação dos turistas que nos visitam”.

Desidério Silva ficará sempre associado ao período em que o turismo do Algarve registou resultados recorde em todos os indicadores da atividade turística, numa evolução e crescimento constantes e em que a região se afirmou como a mais importante do país. O ano passado o Algarve ultrapassou os 19 milhões de dormidas, um aumento de 33% face ao início de mandato de Desidério Silva. Em cinco anos, registou-se ainda um aumento de 76% dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54% de passageiros processados pelo aeroporto de Faro.

“A sazonalidade, um dos maiores desafios ao turismo no Algarve tem vindo a ser esbatido de forma gradual e consistente: as dormidas em época baixa aumentaram 45% entre 2012 e 2017”, realça a RTA, acrescentando que “o Algarve está hoje entre os maiores destinos turísticos internacionais e os prémios que tem vindo a arrecadar (Melhor Destino de Praia da Europa e Melhor Destino de Golfe da Europa) são alguns exemplos do reconhecimento mundial”.

Desidério Silva refere ainda a “excelente parceria” entre a Região de Turismo do Algarve, os municípios e as associações empresariais, assim como a aposta feita na Volta ao Algarve em Bicicleta, “onde a transmissão televisiva para todo o mundo veio marcar a diferença”.

O líder do turismo algarvio destaca também a aposta no Programa 365 Algarve, procurando “valorizar a relação entre turismo e cultura, bem como, a consolidação do Masters de Golfe no Algarve”.

Face a estes resultados, Desidério Silva decidiu recandidatar-se à presidência da Região de Turismo do Algarve, tendo como mandatário André Jordan, conhecido pelo seu contributo ativo para o turismo do Algarve e considerada uma das personalidades mais influentes do turismo a nível mundial. André Jordan já tinha sido o mandatário de Desidério Silva no mandato em exercício para o qual foi eleito em agosto de 2013.

“A minha recandidatura é pelo Algarve e na defesa do Algarve como tem sido toda a minha intervenção cívica e pública ao longo da minha vida”, conclui.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.