Desporto sem fronteiras em Vila Real de Santo António com corfebol intercultural

ouvir notícia

.

O Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de Vila Real de Santo António, existente na Delegação da Cruz Vermelha de VRSA, tem em mãos uma tarefa aliciante: constituir uma equipa de corfebol que pretende incentivar ao diálogo intercultural.

A iniciativa está a correr um pouco por todo o país e o objetivo é promover a integração social, a participação cívica e a interação entre cidadãos imigrantes.

A meta é o desporto, mas não só, trata-se de mobilizar cidadãos nacionais e imigrantes para a prática de corfebol em Vila Real de Santo António e criar uma equipa local para representação no Torneio Intercultural a ter lugar no dia 19 de maio de 2013 associando-se às celebrações do “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento”.

- Publicidade -

Elementos nacionais e imigrantes

Recorde que o corfebol é a única modalidade desportiva coletiva que obriga à constituição de equipas mistas, compostas por igual número de homens e mulheres.

No caso do “Corfebol sem Fronteiras”, as equipas devem integrar cidadãos autóctones e estrangeiros, promovendo assim o reforço da diversidade cultural, como forma de expressão e de valorização da sua presença e diversidade na sociedade portuguesa.

A participação no torneio compreende uma equipa de 10 elementos, cinco homens e cinco mulheres, dos quais dois serão suplentes. Entre os critérios constam ter mais de 18 anos, a inclusão de pelo menos três cidadãos de nacionalidade portuguesa e de pelo menos três cidadãos estrangeiros a residir há menos de seis anos em Portugal.

O material necessário à prática do corfebol (cestos, postes e bolas) vai permanecer no concelho, para que a modalidade desportiva possa continuar a ser praticada. As despesas com deslocação, alojamento e alimentação serão asseguradas pela Federação Portuguesa de Corfebol.

Recorde que o projeto Corfebol é promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e cofinanciado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT).

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 23 de novembro na Delegação da CVP de Vila Real de Santo António, por telefone (281541827), por email ([email protected]) ou através da página do Facebook (http://www.facebook.com/dvrsantoantonio.cruzvermelhaportuguesa)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.