Desvendado mistério do OVNI que sobrevoa o Algarve

ouvir notícia

Estação Espacial Internacional vista desde a Terra

.

Vários leitores alertaram o Jornal do Algarve para um objeto voador não identificado que tem sobrevoado a região “quase diariamente”. Afinal o objeto é voador, mas está identificado

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

Durante os últimos meses recebemos alguns testemunhos de leitores que observaram uma misteriosa luz que cruza os céus da região algarvia, mais brilhante do que qualquer estrela, e que foi visível, algumas vezes, durante vários minutos. Uma das testemunhas chegou, inclusivamente, a enviar-nos, via e-mail, um vídeo gravado por telemóvel, a partir de uma varanda da cidade de Faro.

Ao contrário das “bolas de fogo” avistadas no final do ano passado e no início deste ano, que os especialistas explicaram tratar-se de fragmentos de meteoritos, tal como o Jornal do Algarve revelou numa das suas anteriores edições, desta vez o fenómeno foi bastante diferente, já que foi possível observar a referida luz a deslocar-se lentamente no céu estrelado.

A hipótese de se tratar de um avião foi imediatamente colocada de parte, tanto pelas testemunhas como por nós, já que se tratava de uma única luz, bastante intensa, e de características muito diferentes às de qualquer aeronave. Também não havia indicação de que algum avião estivesse a sobrevoar a zona naquele momento, já que há aplicações e páginas web que permitem verifica-lo. Nas redes sociais, houve, inclusivamente, quem se questionasse se os radares do aeroporto ou das forças armadas não teriam detetado o referido objeto.

Relatos coincidem com a hora da passagem da Estação Espacial Internacional

Mas o mistério, pelo menos, de algumas destas observações está desvendado. Tendo em conta a hora, os dias e a zona do céu em que o objeto foi avistado, muitas das observações coincidem com a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês de International Space Station) precisamente por cima da região algarvia.

A Estação Espacial Internacional sobrevoando o Estreito de Gibraltar, depois de ter passado pelo Algarve
A Estação Espacial Internacional sobrevoando o Estreito de Gibraltar, depois de ter passado pelo Algarve

Nos últimos meses, a altura da passagem da EEI chegou a ultrapassar os 40 graus em relação à linha do horizonte, o que tornou a observação bastante aliciante e espetacular.

Refira-se que a EEI pode ser observada e fotografada à vista desarmada e sem necessidade de qualquer equipamento especial. É o terceiro objeto mais brilhante no céu, logo a seguir ao Sol e à Lua. Fique também a saber que, se reside no Algarve, pode considerar-se um privilegiado para a observação daquela estrutura. É que esta nunca é observável por quem se encontra a latitudes superiores a 51,6 graus.

Quer saber a que horas está a estação por cima de si?

As observações são possíveis quase diariamente. A NASA disponibiliza um sítio na internet (spotthestation.nasa.gov) onde é possível saber quando e a que horas pode assistir à passagem da EEI. Basta introduzir o país (Portugal), a região (neste espaço deve coloca-se “nenhuma”) e a cidade (Faro, para quem estiver no Algarve).

A mesma página web dá ainda a possibilidade, mediante registo, de qualquer pessoa ser alertada, via e-mail ou sms, quando a EEI estiver visível.

Refira-se que a EEI passa 16 vezes ao dia sobre nós, mas quem se inscrever só receberá dois alertas diários, um para o amanhecer e outro para o entardecer, porque nas restantes passagens a observação é praticamente impossível.

A estrutura só pode ser vista quando o observador tem sobre si um céu suficientemente escuro e a estação espacial está a refletir os raios do sol.

Também já existem várias aplicações para ‘smartphones’ que permitem saber, com precisão, onde é que se encontra a estação espacial em qualquer momento.

A estação espacial consegue completar uma volta à Terra em apenas 90 minutos, já que se desloca a uma velocidade de cerca de 28.000 quilómetros/hora. Porém, como está a uma altitude de cerca de 400 quilómetros, quem observa fica com a ideia de que se trata de uma deslocação, de certa forma, lenta ao longo do céu, pois consegue ver o seu movimento durante alguns minutos. Como curiosidade, refira-se que, àquela velocidade, os astronautas podem ver o nascer e o pôr-do-sol 16 vezes por dia.

Centro de investigação no espaço

A EEI é um centro de investigação colocado na órbita terrestre e está considerada uma das maiores obras da engenharia. Funciona como uma estação espacial permanente tripulada, na qual trabalham, alternadamente, astronautas e investigadores das cinco agências espaciais envolvidas no projeto. A sua administração, gestão e desenvolvimento está a cargo de uma cooperação internacional que envolve a Agência Nacional da Aeronáutica e do Espaço norte-americana (NASA), a Agência Espacial Europeia (ESA), a Agência Espacial Federal Russa (FKA), a Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA) e a Agência Espacial Canadiana (CSA).

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.