Detido grupo que se dedicava ao roubo de máquinas de tabaco

ouvir notícia

.

Uma operação conjunta realizada ontem pela PSP de Olhão e pela GNR de Faro resultou na detenção de quatro homens, com idades compreendidas entre os 29 e os 42 anos, que se dedicavam ao roubo de máquinas de tabaco, principalmente, no sotavento algarvio.

A operação incluiu cinco buscas domiciliárias, três buscas em estabelecimentos de restauração e bebidas, um numa padaria e três em veículos, que visaram os elementos do grupo responsável pela prática de mais de meia centena de furtos de máquinas de tabaco do interior de estabelecimentos comerciais.

Os crimes, efectuados de forma dispersa um pouco por todo o sotavento algarvio, registaram-se com maior incidência nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira e Loulé, mas também em Silves.

- Publicidade -

De acordo com as autoridades, os indivíduos recorriam ao arrombamento de portas ou janelas dos estabelecimentos comerciais (cafés e restaurantes), acedendo assim às máquinas de tabaco existentes no seu interior.

As máquinas eram depois arrombadas no local, ou, em alguns casos, subtraídas na sua totalidade, vindo a ser localizadas abandonadas e totalmente destruídas em locais ermos.

Detidos em flagrante delito

A ação foi desenvolvida na sequência da interseção do grupo em flagrante delito na madrugada de ontem, quando procediam a mais um furto no interior de um restaurante na localidade de Almancil. Foi-lhes movida perseguição tendo sido intercetados dentro da cidade de Olhão.

Para além de dinheiro e tabaco retirado do interior das máquinas, os suspeitos tinham por hábito furtar igualmente televisores e em alguns dos casos outro tipo de géneros, como bebidas e café.

Colaboraram nesta operação uma equipa do Destacamento de Controlo Costeiro da GNR em Olhão e duas equipas da ASAE que procederam à fiscalização dos referidos estabelecimentos comerciais. Dois dos estabelecimentos foram encerrados por falta das condições mínimas de higiene alimentar, tendo sido ainda elaborado um auto de notícia por crime de desobediência à ordem de suspensão da atividade.

Para além da recuperação dos artigos furtados nessa noite, as autoridades apreenderam um vasto espólio de artigos provenientes da atividade ilícita desenvolvida pelo grupo.

Entre o materia apreedido encontra-se cerca de mil e setecentos maços de tabaco de diversas marcas, uma máquina de tabaco, televisores, computadores portáteis, garrafas de bebidas (wisky, licores e vinho do porto), mais de uma centena de botijas de gás, rebarbadoras, consolas Playstation, aparelhagens de som, leitores de DVD, diversas ferramentas e electrodomésticos.

Com esta acção conjunta a PSP e a GNR acreditam ter dado um forte golpe neste tipo de crime, mas as autoridades garantiram que as investigações irão continuar, a cargo das estruturas de investigação criminal de ambas as instituições.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.