Dez aventureiros vão percorrer Portugal, de Caminha a Castro Marim

ouvir notícia

Os participantes no desafio no Revelim de Santo António, em Castro Marim (FOTO: Adriano Pena)

São todos membros da Associação Rodactiva, de Castro Marim, e pretendem atravessar o país, de bicicleta, durante oito dias. A aventura começa no próximo dia 13 e a chegada está prevista para o dia 20

DOMINGOS VIEGAS

Um grupo de dez ciclistas amadores, amantes do BTT e membros a Associação Rodactiva, vão fazer a travessia do país em bicicleta, desde Caminha até Castro Marim, entre os próximos dias 13 e 20 de junho. Serão acompanhados por três assistentes e por dois veículos, que garantirão o apoio aos aventureiros ao longo dos mais de 800 quilómetros do percurso.

- Publicidade -

O primeiro dia da aventura será a viagem de Castro Marim a Caminha e no segundo decorrerá a primeira etapa, entre aquela localidade minhota e Crestuma (concelho de Vila Nova de Gaia). Os dez ciclistas partem em direção a Penacova no terceiro dia e no dia seguinte têm previsto fazer a ligação entre aquela localidade do distrito de Coimbra e a cidade de Abrantes. Depois de um dia de descanso, os aventureiros têm agendada a etapa que os levará de Abrantes a Évora. Os dois últimos dias serão para as ligações Évora/Serpa e Serpa/Castro Marim.

A iniciativa, que começou por ser um simples desafio pessoal e de lazer, já se transformou numa autêntica ação de promoção do Baixo Guadiana e do sotavento algarvio em todo o país.

“Pensámos juntar o útil ao agradável e decidimos distribuir cabazes, com produtos típicos da nossa zona, nas autarquias e quartéis de Bombeiros das localidades onde vamos pernoitar. Neste sentido, já conseguimos a colaboração de quase duas dezenas de empresas e entidades que nos darão os produtos para fazer os cabazes”, explica Mário Ribeiro, um dos participantes na travessia.

Os referidos cabazes serão constituídos por queijo, sal, flor de sal, compotas, doces regionais, entre outros produtos dos concelhos do Baixo Guadiana, bem como livros e outro material de promoção turística da zona. “Vamos dar a conhecer esta zona ao país e mostrar o que temos em termos turísticos, ou seja, cultura, património, gastronomia”, acrescenta Mário Ribeiro.

A travessia do país, efetuada na diagonal, será realizada por estradas secundárias de forma a maximizar a segurança do grupo. Os dez aventureiros também já têm garantido o apoio de diversas entidades das localidades por onde vão passar, entre as quais os corpos de Bombeiros, que garantirão as pernoitas.

Esta primeira experiência foi aberta, apenas, aos sócios da Associação Rodactiva, mas o objetivo é alargar a participação ao público e aos amantes das bicicletas em geral nas próximas edições. “Vamos ver como é que corre esta primeira experiência e, só depois, alargar a participação a todos os que se entusiasmem e estejam interessados em juntar-se a nós”, explica Mário Ribeiro.

Os acontecimentos desta aventura vão ser revelados diariamente através da conta de facebook que o grupo criou especialmente para relatar as etapas (facebook.com/portugallesalesciclo).

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.