Dez dias de recriações históricas e animação

ouvir notícia

.

A décima edição da Feira Medieval de Silves terá lugar, entre os próximos dias 2 e 11 de agosto, realizando-se este evento no centro histórico da cidade. Serão dez dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve, uma recriação que permitirá aos visitantes descobrirem um pouco mais sobre o período entre a primeira conquista cristã da cidade (ocorrida em 1189, no reinado de D. Sancho I) e a reconquista muçulmana (ocorrida em 1191).

Este ano há uma novidade em termos de horários: a feira funcionará das 18h00 à 1h00, como habitualmente, mas às sextas-feiras e sábados estará aberta das 18h00 às 2h00.

Dois torneios a cavalo por dia, um espetáculo teatral no castelo, muita dança e animação, levarão os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história do Al-Gharb.

- Publicidade -

“Para além disso, este evento mostra que o concelho, apostando no rigor e na qualidade, é uma zona chave e alternativa ao turismo de sol e praia”, realça a organização, que está a cargo da Câmara Municipal de Silves.

História da Feira Medieval de Silves

A primeira feira medieval feita na cidade de Silves foi organizada pela escola secundária de Silves, em 1996. A 14 e 15 de agosto de 2004 é feita uma “Feira Quinhentista”, como forma de comemorar os 500 anos do Foral Manuelino de Silves, durante a qual foram recriados alguns momentos característicos da vida quotidiana da época e a leitura do Foral. Em 2005 fez-se a primeira feira medieval já com organização da autarquia, com um número ainda relativamente pequeno de figurantes e de grupos envolvidos, mas com grande empenho de todos.

De então para cá, todos os anos, no mês de agosto, Silves enche-se dos sons, dos falares, das cores e dos aromas próprios do tempo em que a cidade era capital do sul do país, sendo a Feira Medieval de Silves uma referência a nível nacional.

“Contar a nossa história, mostrando a riqueza do património da cidade, a forma como se deu o crescimento urbano, o desenvolvimento socioeconómico e cultural e dar a conhecer o espírito de tolerância religiosa” é uma das características mais significativas deste evento.

Os trajos são uma das imagens mais significativas do rigor e qualidade da Feira Medieval de Silves. Propriedade da câmara municipal, foram produzidos pelo estilista António Gracias, um filho da terra.

Vários roupeiros disponibilizam, a quem o desejar, fatos de homem, mulher e criança, que são alugados por um valor simbólico.

JA

Foto: António Cunha (CMS)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.