Dezenas de milhares de italianos protestaram em Roma contra Berlusconi

ouvir notícia

Dezenas de milhares de italianos saíram sábado à rua para participar no “No Berlusconi Day”, a segunda edição de um movimento de protesto popular que exige a demissão do presidente do Governo italiano, Silvio Berlusconi.

A iniciativa do ‘Popolo Viola’, grupo de jovens italianos que nasceu nas redes sociais da Internet, e que já tinha organizado em dezembro a primeira manifestação, decorreu nas ruas de Roma, poucos dias após Berlusconi – que viu a sua popularidade cair drasticamente, devido a um recente divórcio, escândalos de corrupção e ao estado da economia – ter obtido um voto de confiança no parlamento italiano.

A iniciativa juntou milhares de pessoas vestidas com a cor de violeta – escolhida pelos manifestantes para se afastar de posições partidárias – que empenhavam cartazes em que se podia ler “Vamos demiti-lo” e “Acorda Itália”.

- Publicidade -

De acordo com os dados da polícia italiana, o protesto juntou cerca de 50 mil manifestantes numa iniciativa colorida que pretendeu ainda “despertar” a oposição. A organização fala em 500 mil.

Na manifestação pelas ruas da capital italiana, que também contou com a participação de alguns representantes políticos da oposição, desfilaram alguns bonecos de espuma que representavam Berlusconi vestido de imperador romano, mas também de alguns ministros do seu Executivo.

“Este Governo tem sido incapaz de dar uma resposta aos problemas do país, e por isso os cidadãos têm que manifestar-se para defender a constituição”, referiram os organizadores, explicando que a iniciativa visou chamar a atenção do Parlamento italiano para que este “se preocupe com os problemas reais do país e não com aqueles que apenas preocupam o Berlusconi”, em referência às leis que o primeiro ministro tem promovido para paralisar os seus processos.

“Pediremos uma nova lei eleitoral, uma lei contra o conflito de interesses, e que se convoquem eleições livres e democráticas”, acrescentaram.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.