DGS a lançar Alerta vermelho em sete distritos

ouvir notícia

A Direção-Geral de Saúde (DGS) colocou hoje sete distritos em alerta vermelho, o mais alto de três níveis, devido à persistência das temperaturas elevadas que continuam a afetar Portugal continental desde o início da semana.

Braga, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja são os distritos sob alerta máximo, segundo a DGS, que informa que as elevadas temperaturas poderão provocar “graves problemas” para a saúde, pelo que os cuidados deverão “ser redobrados”.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou igualmente o distrito de Braga sob aviso vermelho pelo segundo dia consecutivo, o mais elevado de uma escala de quatro, devido à previsão de que as temperaturas cheguem hoje aos 39 graus Celsius.

- Publicidade -

Sob aviso laranja, que representa uma situação de risco grave a moderado, está Leiria, que deverá chegar aos 39º, Viana do Castelo, para o qual se prevê uma temperatura de 37º, e os distritos de Aveiro e Guarda, ambos com 36º.

Os restantes distritos de Portugal Continental encontram-se sob aviso amarelo, o que configura uma situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas, com exceção de Faro, cujo aviso se refere unicamente à existência de alguma agitação marítima.

De acordo com as previsões do IM, Beja e Évora serão os distritos com as temperaturas mais elevadas, cerca de 40º, seguidos de Portalegre, Braga e Leiria com 39º, 38º em Castelo Branco, Viseu e Vila Real, e 37º em Viana do Castelo e Coimbra.

Bragança, Porto e Guarda deverão chegar aos 36º, Lisboa registará 35º, 33º em Sines e 32º em Faro.

Sagres será o distrito de Portugal continental a registar a temperatura mais baixa, 28º, enquanto que o Funchal, no arquipélago da Madeira, chegará aos 26º e Ponta Delgada, nos Açores, terá 25º.

Para o dia de hoje, o IM prevê continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, ainda que se apresente temporariamente nublado na região sul. Irá ainda registar-se uma pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e centro.

O vento soprará fraco (inferior a 15 Km/h), soprando moderado (15 a 30 Km/h) do quadrante leste no Algarve e, durante a tarde, de noroeste no litoral oeste.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste deverão oscilar entre o meio metro e 1,5 metro, com a água do mar a registar 16º a 18º. Na costa sul, as ondas de sueste terão um a dois metros e a temperatura da água será de 21º.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.