DGS alerta para picadas de mosquito após deteção de vírus do Nilo

ouvir notícia

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda às autoridades e à população que tomem medidas preventivas, na sequência de um caso provável de infeção pelo vírus do Nilo, transmitido pela picada de mosquito num residente no Algarve que já teve alta.

Segundo um comunicado publicado no sítio de internet da DGS, é necessário que as autoridades reforcem os mecanismos de luta contra os mosquitos, sendo também aconselhado à população que reduza a exposição corporal à picada do mosquito, usando repelentes e redes mosquiteiras.

- Publicidade -

A DGS esclarece que o vírus não se transmite de pessoa para pessoa, mas “unicamente por picada de mosquito do género Culex” podendo, “em 20% das infeções, provocar doença febril com manifestações clínicas ligeiras, que raramente pode evoluir para meningite viral”.

Entre as recomendações, está ainda a comunicação do caso provável a nível internacional, a implementação de ações que visem a segurança do sangue e seus componentes e da transplantação e a articulação com os serviços de veterinária, uma vez que os mosquitos infetados por aquele vírus podem também transmitir a infeção a animais, em particular cavalos.

A DGS refere que a situação verificada no Algarve “continua a ser monitorizada e que qualquer alteração será comunicada”, acrescentando que o INSA “está preparado para receber amostras e realizar o diagnóstico laboratorial” do vírus.

“As instituições citadas continuarão a acompanhar a situação e, em caso de necessidade, a atualizar a informação”, conclui a DGS.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.