Dia da Cidade: Olhão homenageia António Rosa Mendes e Mariano Gago

ouvir notícia

António Rosa Mendes vai dar nome ao Arquivo Histórico de Olhão

O novo edifício do Arquivo Histórico de Olhão, que mudou de instalações e agora se situa na rua 18 de Junho, será inaugurado no Dia da Cidade (terça-feira, 16 de junho), às 11h00, sendo-lhe atribuído o nome de António Rosa Mendes, um profundo conhecedor da história olhanense, que ficará para sempre ligado à cidade.

Também a Biblioteca Municipal de Olhão passará a ter um patrono. Neste caso, será atribuído o nome de José Mariano Gago, um ilustre físico com raízes em Pechão, concelho de Olhão, conhecido por ter sido o ministro que mais tempo exerceu funções de forma continuada nas áreas do Ensino Superior e da Ciência, revolucionando a forma de ver esta área do conhecimento. A cerimónia na Biblioteca realiza-se às 16h00, onde meia hora depois será inaugurada, na galeria, a exposição do Centro de Pintores Olhanenses.

Mas o Dia da Cidade começa bem cedo, com a cerimónia do hastear das bandeiras, às 09h30, seguindo-se a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, no monumento frente à Igreja Matriz, onde será colocada uma coroa de flores. Às 10h00, realiza-se a cerimónia de atribuição do nome Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, ao que era conhecido até agora como Museu da Cidade. Numa das suas salas será inaugurada, de seguida, a exposição “Olhão, Terra Cubista”.

- Publicidade -

Às 11h30 tem início a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Comemorações arrancam este domingo

A alegria caraterística das comemorações das Festas da Cidade de Olhão começa a fazer-se sentir já este domingo, a partir das 22h00, no Jardim Pescador Olhanense, quando os jovens músicos que se deram a conhecer no “Mostra-te”, em maio, chamarem o povo para a rua, com o projeto “Olhão ao Vivo”.

A noite seguinte (segunda-feira), é dedicada ao fado com Inês Graça, Luís Moreno e Teresa Viola a pisarem o palco instalado naquele jardim.

D8 (Diogo Valente), o jovem “rapper” que fez sensação e foi um dos finalistas do programa Factor X, da SIC, em 2014, atua junto à Ria Formosa na noite de terça-feira, Dia da Cidade de Olhão.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.