Dia da Liberdade assinalado pela homenagem a Carlos Brito

ouvir notícia

Decorreu hoje, em Alcoutim, no dia em que se comemora a Revolução de Abril, uma homenagem a Carlos Alfredo de Brito, ex-dirigente do Partido Comunista Português e rosto incontornável na história da luta pela liberdade de Portugal.

Depois do içar da bandeira, decorreu a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que tomaram a palavra os representantes das bancadas PSD e PS, José Rosa e Francisco Xavier, respetivamente, o presidente da Assembleia Municipal de Alcoutim, Rui Cruz, o especial convidado para a homenagem a Carlos Brito, o ex-militante comunista Carlos Luís Figueira, o homenageado Carlos Brito e o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral.

Nas palavras de Carlos Luís Figueira ficou patente o importante e indiscutível papel social e político do ex-deputado Carlos Brito em prol do Algarve, nomeadamente de Alcoutim, para onde regressou e tem lutado contra o isolamento do interior. “É o dia certo para lhe fazer esta homenagem, porque toda a sua batalha de vida foi uma batalha pela liberdade, pelo progresso do seu país e pelo bem-estar do seu povo”, concluiu.

- Publicidade -

A cerimónia ficou marcada pelo sentido discurso de Carlos Brito, num profundo agradecimento à Câmara Municipal, promotora “desta homenagem na passagem dos meus 80 anos, o que me sensibiliza profundamente por vir de Alcoutim e ser feita no dia 25 de abril, de tão grande significado para o nosso país e para mim pessoalmente”. O ex-dirigente do PCP realçou ainda o “raro sentido de abrangência democrática e capacidade de se colocarem acima de meros critérios partidários de que dão prova os responsáveis autárquicos de Alcoutim ao destacarem os esforços feitos a bem do país e do concelho por alguém de outra área política, como é o meu caso”.

“Um alcoutenejo que nos honra, que nos orgulha”, referiu-se o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, a Carlos Brito, acrescentando que o Portugal em que hoje vivemos não foi aquele pelo qual o ex-deputado lutou.

Depois da sessão de homenagem foi inaugurada a exposição foto-biográfica, uma resenha dos 80 anos de vida social, política e literária de Carlos Brito, que tem dedicado os últimos 15 anos a Alcoutim, o local que, apesar de não ter visto nascer, considera como seu.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.