Dia de chuva, vento e agitação marítima

ouvir notícia

.

Chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve colocam hoje 14 distritos do continente sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Setúbal são os distritos que estão sob aviso amarelo até ao final do dia de hoje.

O distrito de Santarém está sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva, por vezes forte, e Lisboa e Leiria devido à agitação marítima, com ondas de noroeste entre 4 a 4,5 metros, passando a ondas de oeste e vento forte com rajadas da ordem dos 70/80 km/h.

- Publicidade -

A povoação de Reguengo do Alviela (Santarém) está isolada devido à subida das águas na bacia do Tejo e a estrada da Ribeira de Santarém e entre a Azinhaga e Golegã estão condicionadas, de acordo com a GNR.

De acordo com a mesma fonte, encontram-se algumas estradas no distrito de Santarém condicionadas, entre as quais a entre a Azinhaga e a Golegã, devido à chuva intensa e consequente subida das águas da bacia do Tejo.

Descargas das barragens portuguesas e espanholas

A subida das águas tem origem no aumento da intensidade das descargas das barragens portuguesas e espanholas, que estão a atingir os níveis máximos de capacidade devido à chuva que tem caído nos últimos dias.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo está em alerta Amarelo desde a madrugada de segunda-feira, podendo, se a situação se agravar, passar para o nível Laranja.

Nove barras de portos do continente estão fechadas à navegação e uma está condicionada devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha indica que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão fechadas devido à forte agitação marítima que se faz sentir.

De acordo com a Marinha portuguesa, a barra de Viana do Castelo está fechada apenas a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros, subindo gradualmente a cota até aos 1500, com vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora e chuva por vezes forte.

Vento e chuva

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas a partir do final da tarde, chuva fraca, aumentando de intensidade a partir da manhã e que será por vezes forte até meio da tarde, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes no final da tarde e queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1400/1500 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando até ao final da manhã, moderado a forte com rajadas da ordem de 70/80 quilómetros/hora no litoral e com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas em especial do Minho e Douro Litoral, rodando para o quadrante oeste e tornando-se em geral fraco para o final do dia e neblina ou nevoeiro matinal.

Para o sul, a previsão aponta para céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva fraca ou chuvisco, temporariamente moderada no Alentejo, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se a partir da manhã, moderado a forte e soprando por vezes com rajadas da ordem de 60/70 quilómetros/hora no litoral oeste e nas terras altas e neblina.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Leiria prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Coimbra, Braga, Viana do Castelo e Évora 13, Faro 15, Guarda 6, Viseu 9, Bragança 7, Castelo Branco e Beja 12, Portalegre 10, Santa Cruz das Flores 18, Angra do Heroísmo 19, Ponta Delgada 17 e Funchal 21.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.