Dia do Pescador: Olhão e Tavira homenageiam homens do mar

ouvir notícia

.

O Dia do Pescador, que se assinala anualmente a 31 de maio, volta a ser o mote para as câmaras municipais de Olhão e de Tavira homenagearem aqueles que fazem da pesca o seu modo de vida.

Em Olhão, as comemorações oficiais têm início às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação da campanha “Cavalos Marinhos”, a que se segue a cerimónia da entrega de distinções aos profissionais do setor da pesca.

Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira, mérito, investigação na pesca e aquacultura, bem como o prémio carreira.

- Publicidade -

Ao longo do dia, estarão patentes nos Paços do Concelho várias exposições: a do concurso de criação do cartaz de divulgação do Dia do Pescador, onde estarão expostos todos os trabalhos concorrentes, a exposição de trabalhos realizados por algumas escolas alusivas à temática do mar e, ainda, a exposição do concurso de fotografia “O Pescador”.

Os prémios dos concursos do cartaz de divulgação e do concurso de fotografia serão também entregues durante a cerimónia.

Às 16h00, acontece uma missa e uma procissão do Corpo de Deus com embarcações de pesca, uma iniciativa realizada pela primeira vez neste dia em Olhão.
As comemorações do Dia do Pescador em Olhão culminam no Museu Municipal, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo.

Às 18h00 será inaugurada a exposição “Poluição no Mar”, a que se segue uma degustação de pescado das lotas nacionais – cavala e carapau – organizada em parceria com a Docapesca.

Bênção e missa em Tavira

Em Tavira, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acontece a sessão solene de reconhecimento aos pescadores locais, antecedida de bênção do rio e dos pescadores (10h30, na ponte antiga) e de homenagem aos pescadores falecidos, na missa de Pentecostes (11h00, na Igreja de Santa Maria do Castelo).

A celebração consiste no reconhecimento e na valorização de uma vida dedicada ao mar. António do Carmo (Cabanas), António Francisco Vieira (Santa Luzia), António Josefino Menau Ramos e Décio Augusto Rodrigues (Tavira) são os distinguidos deste ano.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.