Dia Nacional das Acessibilidades assinalado em São Brás

Município refletiu o desafio das acessibilidades com cidadãos com deficiência e/ou incapacidade

ouvir notícia

O município de São Brás de Alportel associou-se ao Dia Nacional das Acessibilidades, iniciativa impulsionada a nível nacional pela Associação Salvador, com um programa de atividades desenvolvidas entre 19 e 21 de outubro.

Na manhã de dia 21 de outubro, a Galeria Municipal acolheu a tertúlia “Circular com todos” que contou com a participação do executivo municipal são-brasense, do presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, de técnicos municipais ligados à área do urbanismo e da inclusão social, de representantes da Associação Salvador e de cidadãos com deficiência e/ou incapacidade, familiares e amigos.

A rede de passeios pedocicláveis que continua a ser ampliada e conta já com mais de 10 quilómetros, a adaptação dos espaços e equipamentos municipais e a criação de projetos de reabilitação urbana já com soluções de mobilidade para todos, são alguns exemplos do trabalho já realizado.

- Publicidade -

Para o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, este é “um percurso que nunca está terminado, com muito por alcançar” e acrescenta: “Vamos continuar. Temos vários projetos preparados nesta área que queremos desenvolver”.

Vítor Guerreiro sublinhou ainda que para além do trabalho da eliminação de barreiras arquitetónicas, há um trabalho igualmente importante a fazer: “a eliminação de barreiras psicológicas e sociais”.

O Dia Nacional das Acessibilidades foi assinalado na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, onde o executivo municipal entregou novos equipamentos ao Núcleo de Boccia. Este núcleo desportivo foi recentemente formado com o impulso e dinamismo de um jovem são-brasense com paralisia cerebral e que tem tido o mérito de juntar outros jovens com deficiência e/ou incapacidade para esta a prática daquela modalidade.

O programa incluiu ainda a participação de técnicos municipais nas sessões online das “Acessibility Talks – Let’s walk the talks” e do Encontro Nacional de Autarquias. Ambas as iniciativas foram promovidas a nível nacional pela Associação Salvador.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.