Dieta mediterrânica é candidata a património da UNESCO

ouvir notícia

A classificação da dieta mediterrânica como património imaterial da UNESCO, com benefícios para o Algarve e país em termos de saúde, economia e gastronomia, é o objetivo da candidatura que Tavira irá encabeçar, disse este sábado o ministro da Agricultura.

António Serrano adiantou que Tavira foi escolhida para encabeçar a candidatura portuguesa, que agrega a Universidade do Algarve, quatro ministérios (Agricultura, Saúde, Economia e Negócios Estrangeiros), Fundação Portuguesa de Cardiologia, entre outras instituições.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Será bom nesta candidatura destrinçar entre o chavão eufemístico controlado pelo “lobby do azeite” o que é a “dieta” e a designação slow-food que priveligia a sociabilidade entre a família nuclear mediterrrânica que junta à mesa no almoço de domingo, na casa maternal: avós, pais, filhos e netos. A dita “dieta mediterrânica”, é um eufemismo que já não existe. Acabando-se as hortas unifamiliares, todos os produtos (vegetais) que aparecem à mesa vêm carregados de produtos tóxicos, carregados de venenos. que as pessoas de tão mal informadas que estão, não sabem que parte desses venenos que são utlizados para combater as pragas na agricultura, e que estão proibidos nalguns países europeus integravam os gases que mataram milhões de soldados e civis na Primeira Guerra Mundial. Esses produtos químicos continuam impunemente a ser utilizados pelos agricultores portugueses e espanhóis sem que os organismos públicos tomem medidas adequadas. A grande parte de doenças cancerígenas está naquilo que ingerimos como alimento. As grandes companhias internacionais pôem-nos à mesa tudo aquilo que elas quiserem. Promova-se sim o Slow-Food e a cozinha territorial regional do ALgarve que temos alguma e boa, do litoral-barrocal à serra. E claro todo o património cultural imaterial do Algarve.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.