Dieta mediterrânica leva Assunção Cristas a Tavira

ouvir notícia

.

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, estará este domingo em Tavira, a partir das 12h30, para visitar a exposição “Dieta Mediterrânica – Património cultural milenar”

A governante irá ainda contactar com a rede de parceiros locais e regionais que contribuíram para o sucesso da candidatura da dieta mediterrânica a património imaterial da humanidade, da UNESCO.

A exposição tem como tema a resposta à questão “O que é a Dieta Mediterrânica?”, dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e estilo de vida, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

- Publicidade -

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa do país.

No final da visita terá lugar uma demonstração culinária e de produtos alimentares que constituem a base da dieta mediterrânica.

As culturas mediterrânicas são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde as sociabilidades assumem um papel relevante.

Com concretização desta classificação, o Algarve vê, pela primeira vez, a sua cultura reconhecida pela UNESCO.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.