As diferenças entre os cérebros delas e deles

ouvir notícia

Em cima o cérebro dos homens, em baixo o das mulheres, segundo o mapeamento estabelecido na Universidade da Pensilvânia

Os homens têm mais conexões entre os neurónios dos mesmos hemisférios e de partes individuais do cérebro, em especial o cerebelo, o que lhes confere maiores capacidades motoras e espaciais, enquanto as mulheres têm mais conexões entre o hemisfério direito e o esquerdo, o que lhes permite uma maior capacidade para multitarefas, assim como para tarefas intuitivas e que envolvam a memória, revela um estudo da Universidade da Pensilvânia.

Através de ressonância magnética por difusão, os investigadores efetuaram um inédito mapeamento do cérebro humano, constatando que existem mesmo diferenças entre os cérebros dos homens e das mulheres, embora essas surjam durante a adolescência.

“O que nós identificámos é que, quando olhamos para os diferentes grupos, as ligações no cérebro são estabelecidas de forma diferente nos homens e nas mulheres. Testes funcionais já haviam mostrado que quando levam a cabo determinadas tarefas, homens e mulheres usam diferentes partes do cérebro”, explica a investigadora Ragini Verma, professora de Psicologia da Universidade da Pensilvânia.

- Publicidade -

O mapeamento foi efetuado a partir das características médias observadas em 949 pessoas (521 mulheres e 428 homens), entre 9 e 22 anos de idade.

Os cérebros dos rapazes e raparigas desenvolvem-se de forma diferente, no período em que as hormonas levam a grandes transformações nos seus corpos.

Mas o facto dos cérebros dos homens e das mulheres só se tornarem significativamente diferentes nesse período também deixa em aberto a provável influência dos fatores culturais nesse processo.

Alexandre Costa (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.