Dificuldades em recrutar bombeiros estão ultrapassadas

ouvir notícia

O responsável pela Protecção Civil no Algarve garantiu hoje que as dificuldades em recrutar bombeiros para constituir equipas especiais de combate a incêndios florestais estão ultrapassadas e o dispositivo já está formado.

Em declarações à Lusa, o responsável pela Protecção Civil no Algarve, Vaz Pinto, explicou que as dificuldades em recrutar elementos dos corpos de bombeiros do Algarve para participar no dispositivo especial de combate a incêndios florestais se repete todos os anos.

- Publicidade -

O comandante garantiu, no entanto, que apesar das dificuldades, as equipas especiais de combate a incêndios florestais foram já constituídas e assegurou que são em número idêntico às de 2009.

Este ano para a fase Charlie – que arranca a 01 de julho e se estende até 30 de setembro – o Algarve tem 506 combatentes, apoiados por 129 viaturas e três meios aéreos.

As equipas vão ser constituídas por elementos dos bombeiros, GNR, PSP, Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Exército e Sapadores florestais.

“Nos últimos anos tem-se vindo a sentir dificuldades no Algarve para recrutar bombeiros para constituir as equipas especiais, porque é quando a população triplica e o serviço de socorro também aumenta, com maior número de acidentes e emergências médica”, explicou Vaz Pinto.

O comandante acrescentou que, ao contrário das outras regiões do país, no Algarve o número de bombeiros não é proporcional ao aumento de turistas e daí acrescer “uma maior dificuldade” em recrutar elementos para formar as equipas especiais, uma opinião partilhada pela governadora civil de Faro.

Os elementos das equipas especiais ganham um subsídio de 60 euros por turnos de 24 horas, sendo 41 euros comparticipados pela Autoridade da Protecção Civil e 19 euros dados pelas autarquias.

A governadora civil de Faro disse recentemente estar “extremamente preocupada” com a possibilidade de incêndios no verão que se avizinha, porque o inverno rigoroso aumentou o material combustível que pode ser um autêntico rastilho.

CCM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

JA/Lusa

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.