Dinamização da rede de mercados locais apoiada por fundos europeus

ouvir notícia

A requalificação destes espaços está integrada na operação “Rede Regional de Mercados Locais – Requalificação, Gestão e Dinamização”, um projeto intermunicipal promovido pela Associação par o Desenvolvimento do Sudoeste (Vicentina), que envolve os municípios de Silves, Aljezur, Lagos, Portimão, São Brás de Alportel e Vila Bispo. O projeto compreendeu três componentes de investimento, que também previam ações de requalificação física, no casos dos mercados de Silves e São Bartolomeu de Messines.

José Apolinário, sublinhou a importância dos fundos europeus para o apoio à criação de emprego e ao desenvolvimento do potencial endógeno no contexto de uma estratégia territorial para zonas específicas de baixa densidade.

As ações desenvolvidas contribuíram, segundo a CCDR, para a dinamização da economia local, valorizando os mercados, os produtos de qualidade e o comércio local, de uma forma integrada e com uma abrangência intermunicipal, incluindo uma ampla campanha de sensibilização e promoção regional para a afirmação dos mercados locais como alternativas viáveis ao fornecimento dos bens alimentares e outros, oriundos da estrutura produtiva regional, promovendo-os junto dos consumidores tradicionais e atraindo novos consumidores.

- Publicidade -

No Mercado de Silves, o projeto original foi adaptado às novas exigências higiossanitárias e melhorias técnicas necessárias, não descaracterizando a traça do edifício, o qual funcionará, como um polo de atração populacional na zona central da cidade. Foram criados novos postos de venda de produtos, renovados os estabelecimentos de restauração e bebidas já existentes, beneficiando também de uma ampliação da zona de esplanada com novo sistema integrado de elementos de sombreamento e segregação da via de trânsito, melhorando as condições de segurança dos utentes e transeuntes. O edifício inclui também intervenções ao nível da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, assim como uma nova zona de esplanada na cobertura do edifício que serve um novo estabelecimento de bebidas.

Cofinanciado com verbas do FEDER – Fundos Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional do Algarve, o investimento total desta operação foi de 2.692.130,84 milhões de euros, sendo que a despesa elegível atingiu 919.893,30 mil euros, com uma comparticipação de 70%, no montante de 643.925,31 mil euros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.