Distrito de Faro com alerta de risco máximo de incêndio

ouvir notícia

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio 51 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Segundo o “site” do IM, os concelhos afetados são os do centro e sul do distrito de Bragança, os localizados na fronteira entre os distritos de Viseu e da Guarda, quase todo o distrito da Guarda, os concelhos do norte do distrito de Castelo Branco e os localizados na fronteira entre este distrito e os de Santarém e Portalegre.

Estão ainda sob este aviso do IM os concelhos de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, e de Monchique, no distrito de Faro.

- Publicidade -

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo” e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) no seu “site”, registaram-se no domingo 116 incêndios florestais, sem indicação de área ou ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 1590 bombeiros, apoiados por 387 veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de julho e deverá terminá-la a 31 de setembro.

Para hoje, o IM prevê, para as regiões norte e centro, céu pouco nublado, embora no Minho e Douro Litoral possa registar-se muita nebulosidade, assim como na Beira Litoral, até ao final da manhã.

O vento vai soprar entre fraco a moderado, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e entre Sines e Sagres.

Na região sul, o céu vai estar pouco nublado ou limpo e, para todo o país, o IM prevê uma descida de temperatura, em especial no interior.

No Porto, a máxima prevista é de 21 graus Celsius, sendo de 27º para Lisboa, 28º para Faro, 25º para Ponta Delgada e 26º para o Funchal.

HM

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.