Dívida portuguesa foi das mais rentáveis

ouvir notícia

As obrigações do Tesouro (OT) deram em 2013 aos investidores em dívida soberana uma rentabilidade anual de 9,62%, segundo o Bloomberg Global Benchmark Sovereign Bond Index. Em 34 dívidas soberanas analisadas à escala mundial, a rentabilidade das OT situou-se em 4º lugar, depois das obrigações gregas, irlandesas e espanholas.

Apesar de classificadas pelas agências de rating como dívida altamente especulativa, as obrigações gregas (reestruturadas em 2012) tiveram uma rentabilidade de 47,72%, a mais elevada naquele índice da Bloomberg. Seguiram-se Irlanda com 12,21%, Espanha com 11,41%, Portugal com 9,62% e Itália com 7,63%.

Os piores retornos registaram-se com as obrigações britânicas e suíças, com rentabilidades negativas superiores a 4%. Os títulos do Tesouro norte-americano tiveram uma rentabilidade negativa de 3,37% e os Bunds (obrigações alemãs) de 2,05%.

- Publicidade -

O longo braço do BCE

O interesse de muitos investidores internacionais – para além dos domésticos, suscetíveis de serem cativos através de políticas de “repressão financeira” – em transacionar dívida soberana dos periféricos da zona euro, apesar do seu rating especulativo ou próximo em alguns casos, ou no grau médio inferior das notações de crédito, deriva da célebre frase de Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu, no verão de 2012: “O BCE está pronto a fazer tudo o que for preciso para preservar o euro. E acreditem em mim, será suficiente” (26 de julho de 2012, discurso em Londres).

Draghi, em 2013, apesar das críticas do Bundesbank contra o “dinheiro barato”, prosseguiu com a política monetária convencional de cortes nas taxas diretoras (uma em maio e outra em novembro, fixando em novo mínimo histórico de 0,25%) e afirmou em julho uma “orientação futura” de política “acomodativa” por um “período prolongado”.

Riscos para 2014

Entre os riscos para o primeiro semestre deste ano com previsível impacto na dívida soberana, os analistas sublinham dois: o efeito nos EUA e global do tapering (redução) dos estímulos monetários mensais pela Reserva Federal norte-americana já sob a presidência de Janet Yellen e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu em maio, no caso de poderem gerar crises políticas nomeadamente em alguns países periféricos da zona euro. Os analistas destacam dois casos mais sensíveis: Grécia e Itália.

No caso de datas domésticas mais próximas, em janeiro deverá iniciar-se no âmbito do Eurogrupo a discussão da modalidade de saída de Portugal do plano de resgate que terminará em 17 de maio; e em fevereiro está previsto fechar formalmente a 10ª avaliação pela troika do programa de ajustamento e iniciar-se a 11ª, a penúltima. O IGCP, a agência de gestão da dívida portuguesa, deverá até à saída do plano de resgate proceder a emissões de divida obrigacionista sindicada que complementem o financiamento por via das tranches da troika, a “almofada financeira” de que dispõe atualmente (8 mil milhões de euros) e as subscrições dos novos tipo de Certificados de Tesouro.

Jorge Nascimento Rodrigues (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.