Doçaria tradicional algarvia invade a cidade de 26 a 28 de julho

ouvir notícia

.

Lagos volta a ser a “cidade dos doces” no último fim de semana de julho. Esta iniciativa adquiriu já um estatuto de relevo no verão algarvio, atraindo anualmente ao município muitos visitantes, algarvios e turistas, curiosos por provar ou apenas apreciar as iguarias em exposição. Este ano o tema relembra as artes e ofícios regionais

“Contribuir para a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região – a doçaria – sobretudo à base de amêndoa e figo” é o grande objetivo da feira Arte Doce, promovida pela Câmara Municipal de Lagos.

A 26ª edição do evento decorre, entre os próximos dias 26 e 28 de julho, no complexo desportivo municipal de Lagos.

- Publicidade -

Para além da doçaria tradicional, a Feira Concurso Arte Doce conta igualmente com a presença de artesãos dedicados e empenhados em manter a sua tradição. Este ano, e tendo como mote e tema central do certame, as “artes e ofícios regionais”, a autarquia lançou o desafio e o convite aos artesãos e doceiras da região do Algarve e do país, dando preferência aos expositores que executem trabalhos ao vivo ou apresentem trabalhos de artesanato genuíno, característico da região e/ou do país, ou artigos que contribuam para a valorização do certame ou, no caso das doceiras, que participem nos concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição” e executem trabalhos ao vivo.

Mas para além do setor da doçaria algarvia, a Arte Doce conta com a participação de vendedores de frutos secos, mel, licores e outras iguarias regionais, valorizando-se assim os frutos base da doçaria e outros produtos da terra.

Paralelamente, e para além da constante animação musical e de um espaço próprio da biblioteca municipal para os mais pequenos ocuparem o seu tempo de forma divertida e educativa, está previsto um espaço dedicado aos “comes e bebes”, com tasquinhas geridas pelos clubes e associações recreativas do concelho.

Para além da realização dos tradicionais concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”, estão abertas as inscrições para a participação de duplas de artistas plásticos locais e doceiras que queiram expor as suas obras de arte, ou seja, peças de grande volumetria, em doce. As inscrições para a participação na área da doçaria, artesanato e tasquinhas já se encontram abertas.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.