Documento que levou à demissão do secretário de Estado veio de São Bento

ouvir notícia

.

A SIC revela que o documento a que teve acesso e que implica o ex-secretário de Estado do Tesouro nos contratos ‘swap’ veio da residência oficial do primeiro-ministro.

O documento que levou à demissão do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, e que o Governo considera ter sido forjado, veio da residência oficial do primeiro-ministro, noticia a SIC.

De acordo com a estação de Carnaxide, o outro documento que o Executivo divulgou e alega ser o verdadeiro é proveniente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

- Publicidade -

À meia-noite de hoje o gabinete da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, emitiu um comunicado garantindo que há dois documentos diferentes, sendo que o que implica Joaquim Pais Jorge nos contratos ‘swap’ foi falseado. Segundo o Governo, no documento original não existe um organigrama que inclui o nome de Pais Jorge e o seu respetivo cargo.

Os documentos em causa dizem respeito a propostas de contratos ‘swap’ do Citigroup ao anterior governo socialista liderado por José Sócrates, em 2005.

A direção de informação da SIC e a direção da Visão garantem numa nota conjunta que “não forjaram nem manipularam qualquer documento sobre a polémica dos ‘swaps’ ou qualquer outro assunto” e “exigem explicações por parte do Governo”.

A SIC sublinha que o documento a que teve acesso foi entregue pelo Citigroup ao Governo do então primeiro-ministro José Sócrates.

“O Governo deve esclarecer se houve ou não manipulação de documentos públicos, que documentos foram forjados e por quem”, pode ler-se ainda na mesma nota.

Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.