Doentes “muito prioritários” esperam oito meses por uma consulta

ouvir notícia

.

O tempo de espera para uma consulta de ortopedia “muito prioritária” no Hospital de Faro é de 237 dias. O tempo previsto na lei é de 30 dias. Já se for uma consulta normal, o doente pode ter de esperar até 820 dias, ou seja, dois anos e meio! A ortopedia é uma das especialidades mais procuradas e o caso mais flagrante, mas os hospitais do Algarve ultrapassam também os tempos legais noutras especialidades, como a pediatria, oftalmologia, psiquiatria e medicina interna. Por outro lado, as unidades de Faro, Portimão e Lagos dão resposta atempada nos casos, por exemplo, da cirurgia geral e da ginecologia

A lei estipula que as consultas de especialidade muito prioritária nos hospitais públicos sejam marcadas no prazo de 30 dias a contar do pedido do médico de família. Mas não é isso que acontece em muitos casos.

.
.

Um doente referenciado para uma consulta de ortopedia “muito prioritária” pode ter que esperar até 237 dias (oito meses) para ser atendido no Hospital de Faro. Este é mesmo um dos tempos de espera mais elevados em todo o país nesta especialidade, que é uma das mais procuradas.

- Publicidade -
.
.

O tempo de espera sobe para os 254 dias em casos prioritários e 820 dias, cerca de dois anos e meio, quando a prioridade é normal…

(Reportagem completa na última edição do JA – dia 18 de fevereiro)

Nuno Couto

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.