Dois anos de Covid em Portugal: Principais acontecimentos (cronologia)

ouvir notícia

Em dois anos, Portugal teve vários dias sem registar mortes devido à doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 mas também chegou a ter 300 óbitos num só dia.

Com mais ou menos infeções ou mortes, Portugal atravessou cinco vagas de pandemia e nunca mais teve, nos últimos dois anos, um único dia sem infeções por covid-19.

São os seguintes, cronologicamente, os principais momentos da covid-19 em Portugal:

- Publicidade -

02 mar 2020 – A ministra da Saúde anuncia os dois primeiros casos de pessoas infetadas. Os funcionários públicos são colocados em teletrabalho ou isolamento profilático sem perda de salário.

05 mar – A TAP anuncia que vai cancelar mais de mil voos em março e abril.

09 mar – São anunciados em catadupa adiamentos e cancelamentos de iniciativas diversas, são encerrados ou condicionados os acessos a serviços públicos e condicionadas visitas a hospitais, e escolas e universidades de norte a sul param as aulas presenciais.

11 mar – O número de infeções em Portugal passa para 59, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara a doença covid-19 como pandemia.

12 mar – O Governo decide que as escolas de todos os graus de ensino suspendem as atividades presenciais. É anunciado o encerramento de discotecas, redução da lotação na restauração e limitação de pessoas em centros comerciais.

13 mar – A Conferência Episcopal Portuguesa suspende as missas, catequeses e outros atos de culto.

16 mar – Primeira morte no país, um homem de 80 anos que tinha várias patologias associadas.

18 mar – O Presidente da República decreta o estado de emergência, que contempla o confinamento obrigatório e restrições à circulação na via pública.

21 mar – Com o país fechado em casa surgem as primeiras notícias de infeções em lares.

02 abr – Divulgadas novas medidas como a proibição de deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa e o encerramento de todos os aeroportos no mesmo período a voos de passageiros.

O Governo anuncia também que vai propor um perdão parcial de penas para crimes menos graves e agilização de indultos presidenciais. Serão libertados até fins de abril 1.867 reclusos.

09 abr – O primeiro-ministro, António Costa, anuncia que até ao 9.º ano todo o terceiro período prosseguirá com ensino à distância.

25 abr – Um parlamento com menos deputados e convidados faz um minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19, nas comemorações do 25 de Abril.

30 abr – O Governo aprova um plano de transição do estado de emergência para uma situação de calamidade e anuncia que a partir de dia 04 de maio abrem alguns serviços, mas mantém o teletrabalho

No calendário de desconfinamento fica para 18 de maio a abertura de restaurantes e cafés e início das aulas presenciais no 11.º e 12.º ano. As creches também podem começar a abrir nessa data.

07 mai – O Governo anuncia a proibição de festivais de música e eventos análogos até setembro.

13 mai – As tradicionais celebrações católicas em Fátima decorrem “à porta fechada”.

15 mai – Divulgadas regras de distanciamento para as praias a partir de 06 de junho e uso de máscaras nas escolas e transportes públicos é obrigatório a partir dos 10 anos.

16 mai – O primeiro-ministro solicita que os portugueses regressem às ruas, frequentando lojas, restaurantes e cafés, embora com cautelas.

29 mai – O Governo aprova a terceira fase do plano de desconfinamento, com restrições e regras especiais para a área de Lisboa, devido ao aumento de casos.

03 jun – António Costa diz no parlamento que os custos económicos e sociais “são absolutamente brutais” e que todos os indicadores apontam para uma queda “recorde” do Produto Interno Bruto (PIB) e uma subida exponencial do desemprego.

Recomeça a I Liga de Futebol, à porta fechada.

04 jun – É aprovado pelo Governo o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), e medidas de apoio social e a contratação de mais profissionais de saúde.

09 jun – É aprovado o Orçamento Suplementar para 2020, que reforça o orçamento do SNS e contempla um apoio à TAP.

18 jun – O Governo aprova o prolongamento do ‘lay-off’ simplificado até final de julho e novos apoios às empresas até ao final do ano.

Identificado um primeiro caso de infeção no Lar de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, um surto que vai causar grande polémica.

01 jul – Portugal passa a situação de alerta, exceto a Área Metropolitana de Lisboa.

30 jul – Dezanove freguesias da Grande Lisboa passam à situação de contingência. O Governo aprova que bares e discotecas possam funcionar com as regras aplicadas a cafés e pastelarias.

O Governo autoriza também a retoma das modalidades desportivas de pavilhão, mas sem público.

03 ago – Portugal tem o primeiro dia sem vítimas mortais por covid-19 desde 16 de março.

27 ago – O Governo anuncia que todo o território continental passa a situação de contingência a partir de 15 de setembro devido ao regresso às aulas e ao trabalho presencial.

04 set 2020 – Arranca a Festa do Avante, com a lotação máxima do recinto reduzida a um terço e depois de vários dias de polémica.

09 set – Portugal regista o maior número de contágios diários desde 20 de abril, com 646 novos casos. As autoridades de saúde justificam números com aumento da mobilidade.

14 set – O ano letivo no ensino básico e secundário arranca com o regresso das aulas presenciais e obrigatoriedade de uso de máscara nas escolas e regras específicas de circulação e uso dos espaços.

25 set – A Direção-Geral do Orçamento revela que a pandemia custou até ao final de agosto 2.521,7 milhões de euros ao Estado.

14 out – Portugal passa a situação de calamidade, justificada com a gravidade da evolução da pandemia.

São proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública e eventos familiares (como casamentos) não podem ter mais de 50 pessoas. Ficam também proibidos os festejos académicos.

22 out – Novo máximo de casos, 3.270. Os internamentos também atingem os valores máximos desde março, num total de 1.365.

O Governo proíbe a circulação entre concelhos no continente no fim de semana do Dia de Finados. E decreta que os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, devido ao aumento de casos, tenham em vigor o dever de permanência no domicílio.

28 out – Obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos.

31 out – O Governo anuncia o confinamento parcial em concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. São abrangidos 121 municípios.

05 nov – O Presidente da República propõe a declaração do estado de emergência, que permite restrições à liberdade de deslocação e recurso ao setor privado da saúde.

08 nov – O Governo aprova testes rápidos em estabelecimentos de saúde, lares, escolas, prisões e nas chegadas a Portugal por via aérea ou marítima.

09 nov – Decretado a partir deste dia o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos 121 municípios mais afetados. No fim de semana o recolher obrigatório nesses concelhos é a partir das 13:00.

12 nov – O primeiro-ministro anuncia o encerramento do comércio e restauração às 13:00 nos dois fins de semana seguintes e explica que a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08:00. “A regra é tudo fechado”, disse.

21 nov – Obrigatório o uso de máscara nos locais de trabalho. O Governo anuncia também que a circulação entre concelhos vai ser proibida nos fins de semana prolongados e impõe restrições no comércio e restauração para o mesmo período.

24 nov – Portugal ultrapassa os 500 internamentos em unidades de cuidados intensivos, tendo igualmente subido para 3.275 os internamentos em enfermaria.

02 dez – A ministra da Saúde anuncia a compra de mais de 22 milhões de doses de vacinas, que serão gratuitas e facultativas.

03 dez – É apresentado o plano de vacinação, coordenado por Francisco Ramos.

05 dez – O Governo anuncia normas para período de Natal e Ano Novo, relacionadas com circulação entre concelhos e restauração.

07 dez – Portugal ultrapassa as cinco mil mortes relacionadas com a pandemia de covid-19.

17 dez – O primeiro-ministro anuncia que as celebrações do Ano Novo são totalmente cortadas, mas mantêm-se os horários da restauração no Natal.

20 dez – O Governo decreta restrições à entrada em Portugal de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, só permitida a nacionais ou legalmente residentes, devido a nova variante da covid-19, mais transmissível.

21 dez – A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprova a utilização da vacina da Pfizer-BionNTech contra a covid-19.

27 dez – O plano nacional de vacinação contra a covid-19 arranca no Hospital de São João, no Porto.

29 dez – Portugal ultrapassa os 400 mil casos de infeção por covid-19.

04 jan 2021 – Começa em Mação a vacinação nos lares de idosos do continente.

06 jan – A EMA aprova a utilização da vacina da farmacêutica Moderna contra a covid-19 na União Europeia.

12 jan – O Presidente da República propõe modificar o estado de emergência em vigor e renová-lo até 30 de janeiro. O diploma salvaguarda a livre circulação no dia das presidenciais e prevê votação nos lares de idosos.

16 jan – O hospital da Santa Maria, em Lisboa, está em “sobre-esforço” e o hospital Garcia de Orta, em Almada, em “cenário de pré-catástrofe”, anunciam os responsáveis das unidades. Os hospitais de região Centro estão também no limite.

18 jan – Portugal é o país do mundo com maior número de novos casos de infeção por milhão de habitantes. O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro.

O Governo anuncia o encerramento das universidades seniores, centros de dia e de convívio, a proibição de circular entre concelhos nos fins de semana e o fim de vendas ao postigo na restauração. As escolas continuarão abertas.

21 jan – O Governo anuncia o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino por 15 dias, para tentar conter o crescimento da pandemia. Os tribunais, as lojas do cidadão, as creches e os ateliers de tempos livres também voltam a encerrar.

A Conferência Episcopal Portuguesa suspende de novo as missas e outras atividades pastorais.

27 jan – Hospital Amadora-Sintra transfere doentes para outros hospitais na sequência de problemas na rede de oxigénio medicinal.

O Governo suspende voos de e para o Brasil, devido à deteção de uma nova estirpe de covid-19 no país.

28 jan – O Governo aprova medidas de limitação de circulação para fora do país e dentro do território e repõe controlo das fronteiras terrestres. Decide que a aulas recomeçam a 08 de fevereiro em regime não presencial e mantém todas as restrições em vigor nos últimos 15 dias. Aprova também a possibilidade de contratação de médicos e enfermeiros formados no estrangeiro.

Surgem as primeiras notícias de utilização indevida de vacinas, dadas a pessoas não incluídas nos grupos prioritários.

Portugal tem, em 24 horas, mais 303 mortes relacionadas com a covid-19 e 16.432 casos de infeção. É o máximo de mortes registado.

29 jan – A EMA aprova a utilização da vacina da farmacêutica AstraZeneca.

03 fev – Demite-se o coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação, Francisco Ramos, substituído pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

08 fev – Os números de novas mortes e de infeções começam a baixar. A pressão sobre os hospitais começa também a reduzir, com menos internamentos e menos pessoas em cuidados intensivos.

11 fev – O primeiro-ministro anuncia que o nível de confinamento terá de ser mantido durante o mês de março. António Costa diz também que Portugal vai receber menos de metade das vacinas contra a covid-19 que estavam previstas para o primeiro trimestre.

23 fev – A DGS divulga que perto de 250 mil portugueses receberam as duas doses da vacina para a covid-19, o que corresponde a 03% da população.

26 fev – Portugal regista 58 mortes e 1.027 novas infeções, o valor mais baixo de infeções desde outubro de 2020.

05 mar – Portugal ultrapassa um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, das quais 284 mil segundas doses.

11 mar – A EMA aprova a vacina Janssen da covid-19, produzida pela farmacêutica Johnson&Johnson.

O Infarmed garante que os benefícios da vacina da AstraZeneca continuam a ser superiores ao risco e mantém as recomendações para a sua utilização, depois de vários países a terem suspendido por suspeitas de riscos de coagulação sanguínea. A EMA manifesta a mesma posição.

A Conferência Episcopal Portuguesa anuncia que as missas com presença de fiéis são retomadas dia 15.

O Governo anuncia que vai autorizar a prática de todas as modalidades desportivas a partir de 03 de maio.

13 mar – Testes rápidos passam a poder ser comprados em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita.

15 mar – O uso da vacina da Astrazeneca é suspenso por precaução em saúde pública. A administração da vacina é retomada três dias depois.

22 mar – Todas as 200.000 pessoas dos lares de idosos e das unidades de cuidados continuados já receberam a primeira dose da vacina.

01 abr – O primeiro-ministro anuncia que os alunos do 2.º e 3.º ciclos retomam as aulas presenciais e que os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir, com grupos limitados a quatro pessoas.

19 abr – Inicia-se a terceira fase de desconfinamento com a reabertura de mais escolas, lojas, restaurantes e cafés, um levantamento de restrições que não é acompanhado nos 10 concelhos onde a incidência da covid-19 é maior.

20 abr – Em Portugal já foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 mais de dois milhões de pessoas.

25 abr – Pelo segundo ano, a sessão solene comemorativa do 25 de Abril no parlamento decorre com restrições, mas ao contrário de 2020 há pessoas a desfilar na avenida da Liberdade, em Lisboa.

26 abr – Portugal não tem registo de mortes, o segundo dia desde março de 2020.

27 abr – Portugal regista os primeiros seis casos da variante indiana de covid-19, que se chamará Delta.

29 abr – o primeiro-ministro anuncia que foram decretadas cercas sanitárias nas freguesias de São Teotónio e Almograve, no concelho de Odemira, relacionadas com a situação dos trabalhadores estrangeiros sazonais.

30 abr – Termina o estado de emergência, que foi declarado 15 vezes pelo Presidente da República. Durou 173 dias consecutivos e teve 11 renovações.

Portugal volta a não ter registo de mortes.

01 mai – Portugal entra em situação de calamidade, começando também a última fase de desconfinamento, com a reabertura de fronteiras terrestres com Espanha e uma quase normalidade no comércio e restauração, com exceção dos municípios com mais casos.

O 1.º de Maio é comemorado pelas duas centrais sindicais.

07 mai – Os indicadores de transmissibilidade do vírus estão em redução há um mês.

O Reino Unido anuncia que vai colocar Portugal na lista verde dos países seguros.

12 mai – O Sporting torna-se campeão de futebol. A festa do título, que começa no estádio e se prolonga noite fora, terá potenciado a possibilidade de infeções e a DGS aconselha os participantes (milhares) a reduzirem contactos nos 14 dias seguintes. A polémica sobre a festa envolveria depois a Câmara de Lisboa e o Governo.

17 mai – O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus e a incidência de casos de infeção sobem. O Governo mantém a situação de calamidade.

29 mai – O Porto acolhe a final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Chelsea. Durante a semana adeptos ingleses ocupam o centro da cidade, a maioria sem cumprir as regras de segurança. A oposição critica e o primeiro-ministro admite que “não correu tudo bem”.

02 jun – Gouveia e Melo anuncia a criação de uma “casa aberta” para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo possam ser vacinadas sem marcação. Posteriormente a idade irá diminuindo.

Mais de dois milhões de portugueses têm a vacinação contra a covid-19 completa, anuncia o Governo.

03 jun – O Governo britânico anuncia que Portugal vai sair da “lista verde” de viagens devido a novas variantes do vírus e aumento de infeções o que provoca uma debandada de turistas. Num único dia saíram 10 mil de Faro.

É ultrapassada a marca das seis milhões de doses de vacinas administradas, 2,2 milhões são segundas doses.

09 jun – O Parlamento Europeu aprova a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho.

É aprovada a situação de calamidade.

16 jun – Portugal começa a emitir os certificados digitais de vacinação contra a covid-19.

17 jun – O Governo decide proibir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa aos fins de semana e admite travar a próxima fase de desconfinamento previsto devido ao aumento de casos. Há também mais mortes e internamentos.

25 jun – Metade da população de Portugal continental já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 e mais de 30% têm a vacinação completa.

29 jun – A frequência da variante Delta aumentou de forma galopante num mês, passando para 55,6%.

01 jun – O Governo aplica medidas mais restritivas, como limitação de circulação na via pública a partir das 23:00, em 45 concelhos, com risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19.

08 jul – A média diária de casos de infeção com o novo coronavírus subiu 54% na última semana. O Governo anuncia o fim das restrições para entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa nos fins de semana e a exigência de certificado digital ou teste negativo em restaurantes de concelhos com risco mais elevado (refeições no interior).

15 jul – Aprovada a venda em supermercados de testes rápidos de antigénio para deteção de covid-19.

22 jul – Cento e dezasseis dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00.

27 jul – Mais de metade da população residente em Portugal tem a vacinação completa contra a covid-19.

29 jul – O Governo anuncia alívio de restrições de circulação em concelhos com mais casos e decide que os bares e discotecas vão permanecer encerrados até outubro. No plano de desconfinamento anunciado o teletrabalho deixa de ser obrigatório, os eventos desportivos vão poder ter adeptos a partir de 01 de agosto, os espetáculos culturais vão poder ter uma lotação de 66% dos espaços e os bares podem abrir, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes.

03 ago – É possível agendar a vacinação para pessoas com mais de 16 anos. A modalidade “casa aberta” fica disponível para maiores de 30 anos e crianças com doenças como cancro, diabetes ou insuficiência renal crónica também podem ser vacinadas.

10 ago – A DGS recomenda a vacinação universal das 400 mil crianças entre os 12 e os 15 anos.

14 ago – Portugal ultrapassa a barreira de um milhão de casos da doença covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, contabiliza 1.001.118 casos de infeção.

20 ago – O Governo anuncia que Portugal passa de estado de calamidade para estado de contingência. São decididas menos restrições na restauração e nos recintos desportivos, e na lotação de lojas e serviços públicos. Acabam os limites de lotação nos transportes públicos.

13 set – O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório mas a DGS recomenda o seu uso em aglomerações. Portugal ultrapassa o milhão de recuperados da covid-19.

17 set – Portugal deixa de ter concelhos em risco extremo de infeção (mais de 960 casos por 100 mil habitantes).

23 set – O primeiro-ministro anuncia que o país passa da situação de contingencia para alerta a partir de 01 de outubro e que vai avançar para a última fase de desconfinamento. Vão reabrir espaços de diversão noturna, na restauração e espetáculos acabam os limites de lotação e de horários, e a obrigatoriedade de uso de máscara é apenas para casos pontuais.

01 out – As autoridades de saúde indicam que a intensidade da pandemia passou de moderada a reduzida.

04 out – O Governo anuncia que os portugueses com mais de 65 anos vão começar a ser vacinados com a terceira dose a partir da semana seguinte.

09 out – É anunciado pela DGS que Portugal atingiu a meta de 85% da população com vacinação completa.

03 nov – Portugal ultrapassa os mil novos casos diários de infeção confirmados com o coronavírus SARS-CoV-2, o que já não acontecia desde meados de setembro.

25 nov – Quando a Europa atinge os 1,5 milhões de mortes e vários países repõem restrições para travar contaminações recorde é noticiada a existência de uma nova variante do vírus, detetada na África do Sul, que se chamará Ómicron.

O Governo anuncia que Portugal vai voltar à situação de calamidade a partir de 01 de dezembro, que o uso de máscara volta a ser obrigatório em todos os espaços fechados, que é obrigatório teste negativo em recintos desportivos, em lares estabelecimentos de saúde e em espaços de animação noturna. Na restauração passa a ser exigido certificado de vacinação. O teletrabalho é recomendado.

O Governo altera também o calendário escolar e após o Natal as aulas recomeçam apenas a 10 de janeiro.

26 nov – Portugal anuncia a suspensão de voos de e para Moçambique (pela proximidade à África do Sul) e impõe quarentena a passageiros de vários países africanos.

29 nov – São identificados os primeiros 13 casos de Ómicron em Portugal.

01 dez – Portugal tem 4.670 novos casos de infeção, o valor mais elevado desde fevereiro.

04 dez – No Algarve começam a ser canceladas festas de passagem de ano.

05 dez – A DGS anuncia que já foram administradas mais de 1,5 milhões de doses de reforço da vacina.

07 dez – A DGS recomenda a vacinação de crianças entre os 05 e os 11 anos. As primeiras 88 mil crianças serão vacinadas a 19 de dezembro.

21 dez – O Governo antecipa o enceramento de creches e ateliês de tempos livres, e de discotecas e bares (já previstos pelo período de festas) proíbe ajuntamentos na rua na passagem de ano, antecipa o início do período de teletrabalho obrigatório.

28 dez – Portugal regista 17.172 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, o maior número de novos casos desde o início da pandemia, embora tal não se reflita no número de internamentos e de mortes. A variante Ómicron atinge uma proporção estimada de 75% mas sendo mais contagiosa é menos agressiva.

30 dez – A DGS encurta de 10 para sete dias o período de isolamento das pessoas assintomáticas e dos contactos de risco. A Madeira já tinha reduzido para cinco dias o período de isolamento.

01 jan 2022 – Portugal atinge mais de 400 mil testes por dia na altura das festas, o que eleva para 26,5 milhões os despistes feitos no país.

06 jan – O Governo decide prolongar a obrigatoriedade do teletrabalho mas mantém data de abertura das escolas e não agrava medidas. O primeiro-ministro diz que o país está numa situação “tranquila” e que há condições para levantar algumas restrições.

16 jan – Portugal já administrou 20 milhões de doses da vacina. Estão vacinados 8,8 milhões de utentes.

19 jan – Portugal ultrapassa os dois milhões de pessoas infetadas desde o início da pandemia.

Foram precisos cerca de 17 meses para Portugal ultrapassar a marca de um milhão de infetados, o que aconteceu a 14 de agosto de 2021, mas apenas cerca de quatro meses para o país passar de um para dois milhões de pessoas contagiadas.

27 jan – Portugal regista 65.706 novas infeções, um novo máximo.

As pessoas com 18 ou mais anos podem fazer o autoagendamento para a toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19.

02 fev – Portugal ultrapassa as 20 mil mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

04 fev – Portugal atinge os 35 milhões de testes desde o início da pandemia.

A incidência de infeções aumenta para 7.163,7 casos por 100 mil habitantes, o número mais elevado.

Portugal tem um único concelho, o Corvo, abaixo do nível máximo de incidência de contágios (960 ou mais contágios por 100 mil habitantes. Todos os outros 307 têm valores acima de 960.

A mortalidade por covid-19 aumentou 16% na última semana, atingindo os 60,7 óbitos por um milhão de habitantes, três vezes mais do que o limiar definido a nível europeu, indica a análise de risco da pandemia.

10 fev – Portugal ultrapassa os três milhões de casos de infeção. Já recuperaram da doença 2,4 milhões de pessoas.

15 fev – O efeito financeiro no Estado das medidas relacionadas com a covid-19 ascendeu a 5.844 milhões de euros, em 2021.

16 fev – A DGS diz que o pico da quinta vaga da pandemia foi atingido a 28 de janeiro e que Portugal está em fase descendente da vaga relacionada com a Ómicron.

17 fev – O Governo aprova o alívio das medidas. Deixa de ser necessário teste negativo para entrar em bares e discotecas, grandes eventos e recintos desportivos, o teletrabalho deixa de ser recomendado, os espaços comerciais deixam de ter limitações no número de pessoas. A obrigação de máscaras mantém-se para espaços interiores.

O Governo anuncia também que Portugal continental passa para situação de alerta, até 07 de março.

25 fev – Portugal regista 10.376 novas infeções e mais 32 mortes. O índice de transmissibilidade está agora em 0,73 e a incidência situa-se nos 2.222,5 casos por 100 mil habitantes. Os dois indicadores, embora com oscilações pontuais, têm descido de forma consistente.

O Governo anuncia a diminuição de 192 para 139 de centros de vacinação, um processo que prevê a transição da vacinação para os centros de saúde. Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde estão vacinados com a dose de reforço 85% da população elegível.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.