Dois nadadores vão subir o Guadiana para ajudar crianças autistas

ouvir notícia

.

O vila-realense Nélson Mestre e o espanhol José Maria Rodriguez vão subir o rio Guadiana a nadar, no próximo domingo, fazendo a ligação entre Vila Real de Santo António e Alcoutim.

Trata-se de um desafio inédito (nunca tinha sido realizado até hoje) e solidário, já que servirá para angariar fundos para a Associação Ansares.

A partida terá lugar no porto de recreio de Vila Real de Santo António, às 9h30.

- Publicidade -

Os dois nadadores propuseram-se realizar 34,5 quilómetros de braçadas solidárias em favor daquela associação sediada na cidade espanhola de Huelva. Refira-se que esta entidade trabalha diariamente para integrar na sociedade rapazes e raparigas autistas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para encontrarem a sua independência.

A dificuldade do desafio começa logo no seu início, uma vez que a zona da foz do rio se encontra habitualmente frequentada por alforrecas, o que poderá colocar em perigo a integridade dos nadadores. Para além disto, estão os 34,5 quilómetros em si, a limitação de seis horas imposta pelo ciclo de marés, bem como o inimigo oculto dos nadadores, a hipotermia, uma vez que serão muitas horas dentro de água.

A prova será acompanhada por uma embarcação auxiliar na qual segue um juiz nacional da Real Federação Espanhola de Natação, que dará a devida certificação da distância nadada e zelará pelo cumprimento das normas da Federação Internacional de Natação, na disciplina de águas abertas. Refira-se que os nadadores apenas poderão utilizar um calção de banho tradicional e não poderão agarrar-se às embarcações na altura dos abastecimentos.

Os nadadores apelam à ajuda para a referida associação. Os contributos podem ser feitos através de transferência bancária (NIB: 0033 0000 4530 1700 7720 5, conta bancária em Portugal que fará chegar os donativos à Associação Ansares).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.