Dois reatores nucleares encerrados no Japão por “motivos de segurança”

ouvir notícia

.

O tribunal distrital de Otsu, no Japão, ordenou esta quarta-feira que dois reatores nucleares da central de Takahama, no oeste do país, sejam encerrados de imediato, baseando a decisão nas “lições aprendidas” com os incidentes provocados há um cinco anos por um sismo e consequente tsunami na central nuclear de Fukushima.

A notícia do embargo judicial nas unidades 3 e 4 da central de Takahama foi avançada pela televisão pública NHK, sendo a primeira decisão judicial desta natureza a determinar o encerramento de reatores numa central nipónica.

Todas as atividades em centrais nucleares foram suspensas após o acidente de 11 de março de 2011, quando um sismo de 9,0 de magnitude na escala de Richter sacudiu a costa nordeste do Japão e provocou um tsunami que atingiu fortemente a central de Fukushima, deixando-a sem refrigeração e levando à fusão dos núcleos de três dos seus reatores.

- Publicidade -

As operações de desenvolvimento de energia nuclear foram retomadas no ano passado, após uma revisão dos padrões de segurança nas centrais nipónicas, agora mais estritos.

Joana Azevedo Viana (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.